Ao longo de todos estes anos dedicados à Ressonância Magnética Nuclear (RMN), muitos deles passados dentro da sala de aula, ao observar os alunos de graduação, mestrado e doutorado, identifico um traço comum a todos: o desejo de conhecer a técnica se mistura a um pequeno temor por sua aparente dificuldade. Mas, na prática, com os conceitos certos e perseverança, todo obstáculo no caminho é superado e chegamos, sem susto, a um final feliz.
Este livro é destinado, principalmente, a químicos, biólogos, farmacêuticos e bioquímicos, em qualquer nível, que desejam aprender a técnica. Ele introduz os conceitos mais básicos da RMN, o que lhe permitirá trilhar novos caminhos nas diferentes aplicações da técnica. Não se preocupe se você ainda não tem muitos conhecimentos: este livro foi escrito para iniciantes. Um aluno que tenha terminado um bom Ensino Médio tem os fundamentos necessários para a compreensão do que é apresentado aqui.
O livro começa apresentando o conceito de espectroscopia, mostrando onde se encaixa a RMN. Os conceitos básicos da técnica são introduzidos pouco a pouco por meio da RMN de hidrogênio e de carbono-13, com explicações sobre o equipamento e como um espectro é gerado. Também são abordados a RMN-2D e o efeito Overhauser nuclear (NOE), que apresenta enorme gama de aplicações na química, na biologia e na farmácia. Convido o leitor a começar a aprender RMN, e tenho certeza de que terá a capacidade e ficará fascinado com o poder dessa técnica. Boa viagem!
Natural da cidade do Rio de Janeiro, é graduada em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (UFF); mestre e doutora em Ciências pelo Instituto Militar de Engenharia (IME/RJ); e pós-doutora em Química pela McGill University. Foi professora do Instituto de Química da Universidade de Brasília (IQ/UnB) de 1996 a 2010, quando se transferiu para a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Toda a sua formação é na área de Ressonância Magnética Nuclear. Além de cursos introdutórios ministrados para a graduação, tem lecionado vários outros cursos para a Associação de Usuários de Ressonância Magnética Nuclear (AUREMN). Atualmente, é coordenadora dos cursos da AUREMN, promovendo a técnica pelo Brasil, em todos os seus aspectos e aplicações.
Saiba mais
1. Introdução
1.1 Importância da ressonância magnética nuclear e suas aplicações
1.2 Radiação eletromagnética e espectroscopia
1.3 Spin nuclear
2. Ressonância magnética nuclear de hidrogênio
2.1 Energia e frequência em ressonância magnética nuclear: a equação fundamental da RMN
2.2 Blindagem
2.3 Deslocamento químico
2.4 Anisotropia
2.5 Acoplamento spin-spin
2.6 A constante de acoplamento
2.7 Mais sobre acoplamento
3. Pulsos em ressonância magnética nuclear
3.1 A magnetização líquida – FID
4. O espectrômetro de ressonância magnética nuclear e o preparo de amostras: conceitos gerais introdutórios
4.1 Considerações iniciais
4.2 O espectrômetro de ressonância magnética nuclear
4.3 Amostras
4.4 Homogeneidade do campo B0
5. Ressonância magnética nuclear de carbono-13
5.1 O carbono-13
5.2 Acoplamento
5.3 Deslocamento químico
5.4 Integração
5.5 Outros espectros de carbono-13
6. Introdução ao desacoplamento seletivo e efeito Overhauser nuclear (NOE)
6.1 Irradiação dupla e efeito Overhauser nuclear
6.2 Algumas aplicações
7. Ressonância magnética nuclear bidimensional
7.1 Introdução
7.2 Como é gerado um espectro em duas dimensões
7.3 Os espectros correlacionados
Bibliografia