De Freud a Morin
R$ 112,00
ou até 2x de R$ 56,00
Este livro discute o papel da escola ainda presa ao modelo tradicional de que a família educa e a escola ensina, buscando fazer compreender o alcance do processo de ensinar e sua conexão com o educar – tarefa que não compete só à família, mas a todas as instituições sociais. Educar é visto aqui como a formação integral do ser.
Ao rever essa dicotomia entre educar e ensinar e entre a família e a escola, buscamos, na totalidade do sujeito, a integração entre razão e emoção. Portanto, entre conhecimento e desejo. E com essa fundamentação destacamos a importância das relações na escola, sobretudo as relações professor-aluno, que devem voltar-se à compreensão do desejo e da afetividade. Trata-se de proposta de educação escolar assentada em uma pedagogia autogenerativa, capaz de fazer do educar e do ensinar uma arte criadora em sintonia com os movimentos acelerados de mudanças que acontecem em nosso entorno social.
Médico psiquiatra e psicanalista, é professor do curso de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. Coautor dos livros Escola como desejo e movimento (Cortez) e Escola, espaço de subjetivação (Blucher) e autor dos livros Pulsões: uma orquestração psicanalítica no compasso entre o corpo e o objeto (Vozes), Acontecimento e linguagem: ensaios de psicanálise e complexidade (Casa do Psicólogo), A casa das coisas (J.A. Cursino & Editores), Paisagens interiores (Atelier do Centro) e Fotossíntese de palavras (Pulsilis).
Professora da experiência pedagógica dos Ginásios Vocacionais, Psicologia da Educação na PUC-SP e no curso de Formação de Professores do CEETPS. É terapeuta formada em Ciência Médica da Homeopatia pela Universidade Federal de Viçosa. Coautora dos livros Escola como desejo e movimento (Cortez), Criança inquieta (On Demand) e Escola, espaço de subjetivação: de Freud a Morin (Blucher) e organizadora dos livros Ensino vocacional: uma pedagogia atual (Cortez) e Competência e competências: contribuição crítica ao debate (Corteza).
Prefácio
1. Novas palavras para um novo momento
2. Por que escrevemos este livro
3. O que acontece no mundo reflete no comportamento infantojuvenil
4. Outras marcas culturais do nosso tempo
5. A escola do século XXI: a formação do sujeito desejante
6. Por uma escola desejante
7. Escola e o desejo de aprender
8. Motivação, motivo, interesse
9. Escola desejante: ritmos e regências
10. A escola desejante educa e ensina
11. Escola espaço/tempo de educação integral
12. Escola espaço de afetividade
13. A pedagogia autogenerativa e a formação do sujeito desejante
14. As relações na escola: exercício de liberdade e subjetivação
15. Liberdade e disciplina na escola
16. Relações plasmadoras no ambiente escolar
17. O novo lugar do professor
18. Professor-aluno: relação transformadora dos afetos
19. Avaliação na prática
20. Avaliação e vocação: uma relação a ser valorizada
21. Um novo olhar para o erro: a perspectiva construtiva
22. Finalizando nossas conversas
Referências
Indicações de leitura
Indicações de vídeos