Pensando a clínica da primeira infância
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Ampla e consistente coletânea, problematiza os desafios sobre o enigmático devir humano, independente de sua configuração familiar, com aportes clínico-teóricos que analisam a delicadeza desses encontros e desencontros primordiais.
Isabel Kahn, PUC-SP
Um manual sobre a intervenção psicanalítica na clínica infantil e na parentalização com textos de autores de renome internacional.
Rosa Tosta, PUC-SP
Contribuição fundamental para os profissionais que atuam no campo da primeira infância com novas possibilidades para pensar a construção da parentalidade e os primórdios da subjetivação.
Silvia Zornig, PUC-RJ
Abordar o tema da parentalidade, em sua abrangência e profundidade, é fundamental para toda a clínica psicanalítica.
Regina Aragão, CPRJ
É psicanalista, membro efetivo, analista didata, analista de criança e adolescente e docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Pós-doutora e Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Coordenadora da Clínica 0 a 3 – Relações iniciais pais-bebê e da Clínica transcultural do Centro de Atendimento Psicanalítico da SBPSP. Responsável pela Coordenação Geral da CIPPA Latinoamericana (Coordenação Internacional entre Psicoterapeutas Psicanalista que se ocupam de pessoas com Autismo). Membro do GPPA – Grupo Prisma de Psicanálise e Autismo e do Rieppi-Rede internacional de estudos sobre a Psicanálise e a Psicopatologia do Infans. Autora de vários livros e artigos publicados em revistas nacionais e internacionais.
Saiba mais
Introdução
Maria Cecília Pereira da Silva
Parte III – Recursos constitutivos do olhar psicanalítico: observando o psiquismo primitivo
15. O diálogo das emoções
Régine Prat
16. A pré-história da vida psíquica: seu devir e seus traços na ópera do encontro e no processo terapêutico
Régine Prat
17. From touch to couch: a marca do toque: primeiro organizador do psiquismo, fio condutor da vida afetiva e relacional?
Régine Prat
18. Cenas clínicas no trabalho com pais e bebês: a microscopia psicanalítica como recurso auxiliar para a compreensão, intervenção e formação profissional
Fernanda do Amaral Costa Ribeiro e Mariângela Mendes de Almeida
19. Compartilhamento de mundos psíquicos na clínica pais-bebê
Maria do Carmo Camarotti e Marisa Amorim Sampaio
20. O espaço psicanalítico da clínica 0 a 3 anos: um mediador de desconstruções e transformações nas transmissões intergeracionais e transgeracionais em busca do desenvolvimento do psiquismo do bebê
Tania Mara Zalcberg e Diva Aparecida Cilurzo Neto
21. Pedro: do desencontro ao reencontro do olhar e do prazer de brincar juntos
Carla Braz Metzner
Parte IV – Recursos psicanalíticos diante de indicadores precocíssimos de risco
22. O branco do traumatismo: a estratégia defensiva da terra queimada
Régine Prat
23. Desenvolvimento na Primeira Infância: indicadores precocíssimos de risco
Vera Blondina Zimmermann
Parte V – Recursos tecnológicos: andaimes construtivos ou substitutos imediatos dos cuidados parentais?
24. Expressões midiáticas no contexto da observação de bebês
Andrea Amaral de Almeida Prado, Bruna Ballan Maluly, Cristiane da Silva Geraldo Folino, Edilaine Bronzeri Pugliese, Gisele Escorel, Mariângela Mendes de Almeida e Tereza Marques de Oliveira
25. Os pais, o bebê e o iPad: parentalidade e tecnologia
Luciana Pires
Parte VI – Recursos terapêuticos de uma clínica multidisciplinar
26. Fronteiras da parentalidade: investimento e desinvestimento em um bebê sindrômico com comprometimento autístico
Silvana Alleoni Crivellari e Cecília Harumi Tomizuka
27. À flor da pele: ajudando a reconstituir a parentalidade em um caso grave de psicossomática
Juliana de Souza Moraes Mori e Silvana Vieira Silveira Santos
Parte VII – Recursos presentes na clínica transcultural
28. Clínica transcultural 0 a 3 anos: atendimento de uma família migrante: decifradora de sonhos
Maria Cecília Pereira da Silva
Posfácio
Débora Regina Unikowski
Sobre os autores