O desemprego é um fenômeno de múltiplas causas, que envolve determinantes pessoais, sociais e econômicos. Reduzi-lo a um problema pessoal, que algumas orientações resolveriam, é parte de uma ideologia individualizante em curso hoje, que ofusca a compreensão de como nossa sociedade se estrutura. Na organização capitalista vigente, o desemprego cumpre um papel fundamental para o seu funcionamento e o seu equilíbrio. É um fenômeno estrutural, não redutível a soluções individuais, ainda que dependa, em certa medida, da ação consciente de cada um em seu trânsito no mundo do trabalho.
Este livro busca oferecer elementos para uma compreensão do fenômeno do desemprego, em seus múltiplos determinantes, em particular seus impactos psicossociais. A crítica da realidade social é o primeiro passo para a sua transformação, e este livro é uma pequena contribuição para essa crítica a partir do olhar da psicologia social.
Psicanalista e professora titular do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), onde coordena as atividades de ensino, pesquisa e extensão do Laboratório de Estudos da Família, Relações de Gênero e Sexualidade.
É autora de Psicanálise da família (Editora Artesã, 2020), coautora de Desemprego: uma abordagem psicossocial (Blucher, 2017) e coorganizadora de Família, contemporaneidade e conservadorismo (Benjamin Editorial, 2017) e Brazilian psychosocial histories of psychoanalysis (Londres: Palgrave Macmillan, 2021), além de outras publicações nacionais e estrangeiras na interface entre Psicologia Social e Psicanálise.
Saiba maisÉ psicólogo, orientador profissional e de carreira e professor associado do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), onde coordena as atividades de pesquisa, ensino e extensão do Centro de Psicologia Aplicada ao Trabalho (CPAT). Desenvolve pesquisas na interface trabalho, identidade, carreira, desemprego, vulnerabilidade psicossocial e orientação de carreira. É coautor do Compêndio de orientação profissional e de carreira: perspectivas históricas e enfoques teóricos clássicos e modernos (Vetor, 2011) e autor de Psicologia e gestão de pessoas: reflexões críticas e temas afins (ética, competência e carreira) (Vetor, 2009), de Carreiras: novo olhar socioconstrucionista para um mundo flexibilizado ( Juruá, 2014) e de diversos artigos no campo de estudos de trabalho, identidade e carreira.
Saiba mais
1. O desemprego contemporâneo
2. Impactos psíquicos e sociais do desemprego
3. Escutando desempregados
4. Pedro, desempregado
5. Dos desempregados à economia: o sistema econômico de mercado e seu impacto na vida social
6. Da economia aos desempregados: concepções do social e dinâmicas familiares entre a cultura popular e a cultura de massas
Notas finais
Filmes que sugerimos
Instituições de informação e atendimento que recomendamos
Referências