R$ 55,00
R$ 27,50
Desconto: USP2024 (50%)
Neste livro, como ocorre com frequência na leitura de casos clínicos, o leitor se sente levado a entrar nas discussões entre apresentadores e comentadores e logo se envolve. Reconhece concordâncias e discordâncias com os pontos levantados, faz hipóteses, produz, enfim, uma opinião própria, proveniente de sua experiência, de seus conhecimentos teóricos e das repercussões emocionais mais profundas que o caso pode ter-lhe despertado, levando-o a identificar-se com o apresentador, com os comentadores ou mesmo com o analisando. Assim, o livro é um estímulo ao pensamento crítico e oferece ao leitor a experiência única de compartilhar dos momentos singulares de uma análise, com todos seus percalços e descobertas.
Psicanalista e escritor, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Spientiae (São Paulo), onde coordena o grupo “Psicanálise e Cultura” e integra o corpo editorial da revista “Percurso”. Membro fundador da Associação Brasileira de Psicanálise de Casal e Família (ABPCF). Tem artigos publicados em revistas especializadas e na grande imprensa. Autor de vários livros de literatura e psicanálise, entre eles Mergulhador de Acapulco, O psicanalista vai ao cinema (4 volumes), Fragmentos clínicos de psicanálise, Visita às casas de Freud e outras viagens, entre outros. Ganhador do Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) na categoria Literatura – Contos em 2002. Foi colunista do jornal O Estado de São Paulo de 2011 a 2013.
Saiba mais
Psicóloga formada pela Instituto de Psicologia da USP, assim como supervisora certificada pelo CRP-SP. Psicanalista membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae (São Paulo). Coeditora da seção “Debates clínicos” da Revista Percurso. Membro do grupo “Psicanálise e Cultura” do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae (SP).
Psicóloga e psicanalista, é membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae (SP). Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Membro do Grupo Brasileiro de Pesquisa Sandor Ferenczi. Professora assistente do curso de psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Coorganizadora do livro História de mulheres – leituras psicanalíticas (Editora Zagodoni). Organizadora do livro Sujeitos da psicanálise – Freud, Ferenczi, Klein, Lacan: diálogos teóricos e clínicos (Editora Escuta). Coeditora da seção “Debates clínicos” da revista Percurso. Tem capítulos nos livros Freud e o patriarcado (Editora Hedra), Atendimento psicanalítico da depressão (Editora Zagodoni), Ferenczi: pensador da catástrofe (Ed. Zagodoni), Ferenczi: inquietações clínico-políticas (Editora Zagodoni), Provocações para a psicanálise no Brasil – racismo, políticas identitárias, violências e colonialismo (Editora Zagodoni), Sonhar – figurar o terror, sustentar o desejo (Editora Zagodoni), Perto das trevas – a depressão em seis perspectivas psicanalíticas, Vozes da Psicanálise: clínica, teoria e pluralismo. Volume 1 – 1900-1942 (ambos publicados pela Editora Blucher).
Apresentação
Caso 1: O homem dos pesadelos
Chaim Katz, Decio Gurfinkel e José Martins Canelas Neto
Caso 2: O caso da mulher resignada a sua triste sina
Daniel Delouya, Alejandro Luis Viviani e Ana Maria Trapé Trinca
Caso 3: História de um homem só
Maria Laurinda Ribeiro de Souza, Octavio Souza e Elisa Maria de Ulhôa Cintra
Caso 4: Momentos de uma análise
Nora B. Susmanscky de Miguelez, Leopold Nosek e Ana Rosa Chait Trachtenberg
Caso 5: O caso Hilda
Barbosa Coutinho, Anna Maria Amaral e Nelson da Silva Jr.
Caso 6: Territórios e fronteiras: por onde pisa o psicanalista de crianças?
Ane Marlise Port Rodrigues, Eliana Rache e Audrey Setton Lopes de Souza
Sobre os organizadores
Sobre os autores