Este livro irá auxiliar ergonomistas, profissionais que se ocupam das questões do trabalho e os próprios trabalhadores a compreenderem diversas questões e a proporem transformações. Os capítulos reforçam a ideia da construção, do desenvolvimento, de algo que se faz em comum com outros interlocutores, o que diz respeito também a questões de organização temporal, processos de aprendizagem, processos de concepção e desenvolvimento da organização do trabalho e das práticas profissionais. Também são abordados os processos de capacitação, de aprendizagem contínua e de reflexão, assim como reflexões ligadas à saúde mental no trabalho.
Que esta leitura sirva de inspiração para o desenvolvimento das trajetórias de todos e para transformações efetivas no trabalho, na vida dos sujeitos, na construção e na consolidação dos coletivos e das profissões, assim como na contribuição para o desenvolvimento da sociedade e da cultura.
Laerte Idal Sznelwar
Professor catedrático de Ergonomia e Neurociências do Trabalho, no Corservatoire National des Arts et Métiers.
Saiba mais
Apresentação
Laerte Idal Sznelwar
Por uma ergonomia construtiva
Pierre Falzon
Seção 1 - Recursos e condições do desenvolvimento
1. O desenvolvimento das competências: uma condição para a construção da saúde e do desempenho no trabalho
Catherine Delgoulet e Christine Vidal-Gomel
2. O desenvolvimento da atividade coletiva
Sandrine Caroly e Flore Barcellini
3. O desenvolvimento da dimensão psicossocial no trabalho
Laurent Van Belleghem, Sandro de Gasparo e Irène Gaillard
4. Da adaptação do movimento ao desenvolvimento do gesto
Yannick Lemonie e Karine Chassaing
5. Do tempo constrangido ao tempo construído: para uma organização capacitante do trabalho em turnos alternantes e do trabalho noturno
Cathy Toupin, Béatrice Barthe e Sophie Prunier-Poulmaire
6. A atividade, recurso para o desenvolvimento da organização do trabalho
Fabrice Bourgeois e François Hubault
7. Construir a segurança: do normativo ao adaptativo
Adelaide Nascimento, Lucie Cuvelier, Vanina Mollo, Alexandre Dicioccio e Pierre Falzon
8. Percurso de trabalho e desenvolvimento
Corinne Gaudart e Elise Ledoux
Seção 2 - Dinâmicas de ação, dinâmicas de desenvolvimento
9. A intervenção como dinâmica de desenvolvimento conjunto dos atores e da organização
Johann Petit e Fabien Coutarel
10. A concepção dos instrumentos como processo dialógico de aprendizagens mútuas
Pascal Béguin
11. Da análise dos usos à concepção dos artefatos: o desenvolvimento de instrumentos
Gaëtan Bourmaud
12. Prevenção das LER/DORT e desenvolvimento do poder de agir
Fabien Coutarel e Johann Petit
13. Os projetos de concepção como oportunidade de desenvolvimento das atividades
Flore Barcellini, Laurent Van Belleghem e François Daniellou
14. Práticas reflexivas e desenvolvimento dos indivíduos, dos coletivos e das organizações
Vanina Mollo e Adelaide Nascimento
15. A coanálise construtiva das práticas
Justine Arnoud e Pierre Falzon
16. A autoanálise do trabalho: um recurso para o desenvolvimento das competências
Bénédicte Six-Touchard e Pierre Falzon