A proposta desta coleção, Cadernos de TTO, Trabalho, Tecnologia e Organização é trazer para o espaço público uma leitura que permita uma reflexão sobre temas que, muitas vezes, são discutidos na academia ou no interior das organizações, mas que poucas vezes chegam ao espaço público.
Os temas interessam particularmente àqueles que buscam, além de um conhecimento mais aprofundado sobre questões relevantes para os mais diversos setores da economia, elementos que lhes permitam construir respostas para melhorar os resultados da produção e do trabalho, no que diz respeito à qualidade, à produtividade, à saúde e ao desenvolvimento profissional.
Neste terceiro volume, os autores apresentam três textos que tratam de temas relacionados com o trabalho, o desenvolvimento de sistemas de produção, a saúde dos trabalhadores, a gestão de projetos em relação a questões de ergonomia e a transferência de modelos de organização. Com destaque aos desafios do trabalho e da produção em centrais de atendimento.
Graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (1980), DEA pelo Conservatoire National des Arts et Metiers (1984) , Doutorado em Ergonomia pela Conservatoire National des Arts et Metiers (1992) e Pós-Doutorado no Laboratoire de Psychologie du Travail et de l´Action du CNAM - Psychodynamique du Travail (dez 2000 a fev 2001). Professor Convidado do Laboratoire d´Ergonomie et Neurosciences du Travail e do Laboratoire de Psychologie du Travail et de l´Action du CNAM (dez08 a fev09), Professor RDIDP do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Tem experiência em Ergonomia, Saúde do Trabalhador, Psicodinâmica do Trabalho. Integrante do Grupo de Pesquisas do TTO (Trabalho, Tecnologia e Organização do Trabalho) do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
Saiba maisPossui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (1984), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989) e doutorado em Ergonomia - Ecole Pratique des Hautes Etudes (Paris -2001). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Ergonomia, atuando principalmente nos seguintes temas: ergonomia aplicada ao setor de serviços (call centers, teleatendimento, serviços bancários, serviços públicos de sáude) ergonomia aplicada ao desenvolvimento de produtos, ergonomia e projetos, metodos de analise do trabalho em ergonomia.
Saiba mais
Trabalho em serviços de atendimento a clientes: Uma reflexão à luz da antropotecnologia
Introdução
Uma síntese da atividade nas centrais de atendimento
Outras questões associadas ao trabalhar
E à luz da antropotecnologia
À guisa de conclusão
Referências bibliográficas
Ergonomia e condução de projeto arquitetônico
O espaço como recurso: um desafio de gerenciamento
O espaço como recurso
O desempenho do espaço
Do método à estratégia: os desafios da concepção do espaço
Os desafios do projeto imobiliário da empresa
Os principais fatores determinantes das estruturas espaciais dos escritórios
O mercado de escritórios
Os comportamentos em relação ao imobiliário
As tradições arquitetônicas e profissionais
A legislação e as relações sociais
A cultura da empresa
Os principais desafios do projeto imobiliário da empresa
As duas naturezas do projeto
As expectativas em relação à arquitetura
Algumas consequências para a condução de projeto
O gerenciamento do projeto
Os esquemas clássicos da condução de projeto de construção
Conceber novas abordagens de concepção
As duas naturezas da "participação"
Uma concepção mais gerencial da coordenação do empreendimento (maîtrise d´ouvrage)
Condução de projeto e relações de prescrição
O contratante: empreendedor ou usuários
O projeto, fundador de um empreendimento
A condução de projeto, entre amarração e processo
A empreita não é uma execução, o coordenador de projeto não é um executor
O empreendimento não é só uma prescrição, o empreendedor não é só alguém que dá ordens
O espaço e o tempo do ergonomista no projeto
Referências bibliográficas
Organização e bem-estar em um serviço sanitário
Introdução
A abordagem
A análise de um processo de trabalho
A análise de longo prazo
Discussão
Referências bibliográficas