O conteúdo aqui apresentado defende que as relações de todas as fases projetuais que constituem o processo de design devem ser presididas por integrações de métodos, conhecimentos e teorias de diversas disciplinas. E que o processo de design não é apenas constituído pelas fases projetuais, mas pelas ações que se estabelecem entre elas. O conjunto dessas relações constitui a organização do processo. Se considerarmos que dentro do processo de projeto há uma sequência de passos que partem de uma necessidade ou um problema até a solução ou produto, entendemos que existe em cada passo um conjunto de ações que são realizadas por indivíduos com pontos de vista cognitivamente diversos. Havendo uma inter-relação de múltiplas ideias, informações, opiniões, teorias em intercâmbio contínuo. O designer trabalha a nível pluri e multidisciplinar integrando métodos, teorias de diversas disciplinas. Durante um projeto de design, os métodos de projeto advindos de diversas áreas do saber tentam exteriorizar o pensamento da equipe de projeto. Esta exteriorização é um auxiliar significativo quando se trabalham problemas complexos, já que proporcionam meios pelos quais todos os participantes da equipe possam visualizar o andamento do projeto e contribuir de forma objetiva no processo.
Dessa forma, este livro foi pensado e elaborado para alunos e professores de design de produtos, trata-se de um guia de técnicas e ferramentas de projeto que visa ser um auxílio no desenvolvimento de projetos.
Está configurado com explicações de 40 métodos de projeto por meio de textos, infográficos e exemplos como um conjunto de práticas organizadas não apenas para transmitir informações sobre métodos de projeto, mas para ensinar a aplicar os mesmos de forma eficiente nas diversas fases projetuais. Dessa forma, é um material adequado para Planejar, Analisar, Sintetizar e Criar, atividades que são articuladas nos eventos que caracterizam o processo de design.
A leitura deste livro não precisa ser do começo ao fim; configurado como um guia, pode e deve ser consultado a qualquer momento. É um material didático e, como tal, tem propósitos de ensino, aprendizagem para ser utilizada nas disciplinas de Projeto de Produto e Metodologia de Projeto nos cursos de design.
O material apresentado fornece conhecimentos de métodos de projeto para o design de produtos. Cada método é apresentado em forma de infográfico de modo didático, claro e intuitivo, também são propostos exemplos que foram realizados em sala de aula em cursos de design.
Este livro defende que os métodos de projeto não apenas devem ser aprendidos, eles devem ser assimilados e praticados. Assim, espera-se que o leitor seja também um praticante de um projeto baseado na exteriorização do pensamento.
Graduou-se em desenho industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1993. Obteve grau de mestre em Engenharia de Produção e Sistemas na Universidade Federal de Santa Catarina em 1998. No período de 2003 a 2006 foi professora no curso de Design da UTESC (União de Tecnologia e Escolas de Santa Catarina). De 2006 a 2010 foi professora no curso de Design da Univille (Universidade da Região de Joinville). Obteve grau de Doutora em Design pela PUC-Rio em 2010. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Expressão Gráfica - EGR da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Participa em congressos na área de Design. Tem experiência no mercado em Projeto de Produto e consultoria em desenvolvimento de projetos. Sua área de pesquisa abrange os seguintes temas: Metodologia de Projeto, Design e Meio Ambiente, Ensino Superior do Design, Pedagogia do Design.
Saiba mais