Biotecnologia industrial - Vol. 1

Fundamentos

selo: Blucher | 2001 - 1ª edição - Volume 1 | coleção: Biotecnologia industrial

Há uma edição mais recente desta obra

2ª edição de 2020

E-book disponível em

Sinopse

Esta edição, revista e ampliada, da série Biotecnologia Industrial, é uma contribuição de grande importância teórica e prática para os múltiplos temas abrangidos pelo assunto. É uma obra toda ela elaborada por autores nacionais, coordenados por quatro professores de vasta experiência, representando a condição atual dos estudos e aplicações subordinados ao campo que dá o título à série. O estudo da Biotecnologia Industrial não deve ser entendido como apenas uma descrição, mais ou menos pormenorizada, de processos biotecnológicos de interesse prático. Em que pesem a necessidade e a importância dessa descrição, não é ela suficiente para formar a almejada estrutura mental do futuro profissional.

Para que o aluno possa, de um lado, compreender o porquê de várias recomendações indispensáveis ao bom andamento das transformações desejadas e, por outro, adquirir uma formação que lhe possibilite enfrentar, racionalmente, questões que poderão se apresentar em sua futura atividade profissional, deve ele possuir um adequado conhecimento de FUNDAMENTOS indispensáveis. Tal é o objetivo primordial deste primeiro volume.

Nove profissionais, pertencentes aos quadros docentes da Universidade de São Paulo e do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, reuniram, neste volume, tópicos fundamentais de microbiologia, genética, engenharia genética, enzimologia, caminhos metabólicos, cinética e termodinâmica de reações enzimáticas, além de, sucintamente, apresentar as etapas que constituem um processo biotecnológico industrial genérico e apontar alguns exemplos com o único objetivo de dar, ao aluno, uma idéia do campo de atuação da biotecnologia industrial.

Urgel de Almeida Lima

Nasceu em 1929 e graduou-se em Agronomia pela Universidade de São Paulo (USP), onde também obteve seu doutorado e demais títulos universitários. Fez especialização em destilarias e fermentações industriais na França e na Espanha. Colaborou como professor em suas especialidades na hoje Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus de Botucatu. Foi pesquisador e vice-diretor da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq-USP). Lecionou na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, onde também foi orientador de teses de mestrado e doutorado. Foi professor na Escola de Engenharia Mauá do Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul, onde ministrou aulas de Tecnologia dos Produtos Agropecuários e de Fermentações. Foi membro fundador, membro do conselho diretor e, posteriormente, diretor da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz. Participou de comissões especializadas no desenvolvimento do uso de etanol como combustível alternativo durante o período de atividade do Programa Nacional do Álcool (Proálcool) e foi consultor de empresas nacionais e internacionais em tecnologias agroindustriais. É professor aposentado da USP e continua a dar sua colaboração técnica à Esalq, a outras universidades e a empresas agrozootécnicas. É autor de artigos e livros técnico-científicos.

Saiba mais

Willibaldo Schmidell

Possui graduação (1966) e doutorado (1971) em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (USP). Aposentou-se em 1998 como professor titular do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da USP (EPUSP) e até 2018 foi professor visitante no Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em 1975, fundou o Agrupamento de Biotecnologia do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), atual Laboratório de Biotecnologia Industrial, foi consultor e desenvolveu pesquisas para várias empresas nesse agrupamento até 1995. Tem experiência na área de engenharia química, com ênfase em processos bioquímicos, e atua principalmente nos seguintes temas: cultivo de Aspergillus para a produção de enzimas, fermentação alcoólica de amiláceos, transferência de oxigênio em biorreatores, tratamento biológico de águas residuárias, além de outros processos biológicos de interesse industrial. É autor de artigos científicos em revistas nacionais e internacionais.

Saiba mais

Eugênio Aquarone

Professor Titular da Universidade de São Paulo da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Departamento de Tecnologia Bioquímica-Farmacêutica.

Saiba mais

Walter Borzani

Professor Pleno do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia.

Saiba mais

Sumário

Detalhes do livro

  • Tipo:  Livro Impresso
  • ISBN:  9788521202783
  • Acabamento:  Brochura
  • Total de Páginas:  288 páginas
  • Volume:  1
  • Coleção:  Biotecnologia industrial
  • Ano da Edição:  2001
  • Peso:  0.481 kg