Realidade e imaterialidade
R$ 101,00
ou até 2x de R$ 50,50
Walter Trinca lançou-se, há muitos anos, numa viagem apaixonante que parece aproximá-lo, ao longo de seus textos, cada vez mais da experiência da imaterialidade. Uma experiência que se manifesta sob a influência da mobilidade psíquica e num estado de expansão da consciência.
O contato com o ser profundo da pessoa é tão elevado que o espaço mental se vê liberado dos excessos de sensorialidade e da fragilidade que podem perturbar seus mundos interno e externo. Nada, ou quase nada, aprisiona a mente. Predomina a influência do ser interior sobre o self, duas noções caras ao autor e à elaboração de seu modelo de psicanálise compreensiva. Enquanto o ser interior representa o que define a pessoa, o que ela é intrinsecamente, o self é, por natureza, um campo de forças e de conflitos, uma instância composta de várias partes e constituintes. Para apreender a imaterialidade, é preciso depurar as condições mentais e estar aberto à abordagem e à recepção dos fatos.
No contexto da psicanálise, campo de ação privilegiado do autor, a experiência de imaterialidade permite entender melhor o universo mental, sendo a psicanálise um recurso que facilita a emergência do que é natural. Por fim, a imagem do mundo apresentada neste livro é uma imagem que começou a ser construída há milhares de anos e que encontra toda sua força e vigor nas artes em geral. Não a realidade dominada pelas contradições e lutas, puramente sensorial, mas aquela em que o contato da pessoa com o seu ser profundo constitui uma base sólida, aquela que existe do ponto de vista da realidade imaterial.
Pascal Reuillard
Psicólogo e psicoterapeuta de formação francesa
Graduado em Psicologia, Mestre em Psicologia Clínica e Doutor em Ciências (Psicologia) pela Universidade de São Paulo (USP). É professor livre-docente e titular na mesma instituição. Foi docente do Instituto de Psicologia da USP nos cursos de graduação e pós-graduação, onde foi coordenador do programa de pós-graduação na área de Psicologia Clínica. É especialista em pesquisa, orientou e supervisionou cerca de oitenta projetos. Publicou mais de 130 trabalhos científicos em revistas especializadas, anais de congressos, capítulos de livros, entre outros. Autor de mais de duas dezenas de livros publicados no Brasil, França, Itália, Canadá e Bélgica. É psicanalista (Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e da International Psychoanalytical Association) e ocupa a cadeira nº 40 da Academia Paulista de Psicologia.
Saiba mais
Breve nota da coordenadora da série
Introdução
Parte I. Imaterialidade e contextualização
1. A experiência de imaterialidade
2. Modalidades de experiências I
3. Modalidades de experiências II
4. A realidade imaterial
Parte II. Imaterialidade e universalidade
5. Centelhas de imaterialidade
6. Paleolítico Superior: Chauvet e Lascaux
7. Creta e Egito: expressões de vida
8. Grécia: a acrópole
9. Dinastias chinesas: a poesia Tang e a pintura Song
10. Catedrais góticas e Renascimento: a aspiração ao infinito
11. Romantismo: entre as trevas e a luz
12. Impressionismo: Monet e Cézanne
13. Literatura moderna: Hesse e Thoreau
14. Pensamento contemporâneo: Krishnamurti
15. Princípios em comum
Parte III. Imaterialidade e psicanálise
16. A mente: dinâmica dos fatores
17. A expansão de consciência
Parte IV. Imaterialidade e imagem do mundo
18. Um modelo geral
19. Determinantes de uma imagem do mundo I
20. Determinantes de uma imagem do mundo II
Parte V. Imaterialidade e realidade
21. A realidade mais profunda
22. A penetração na realidade
Epílogo
Discussões e conclusões
Referências