Com a psicanálise, inconsciente tornou-se um objeto de estudo da psicologia, tanto a clínica como a experimental, abrindo um imenso campo pesquisa sobre os fenômenos e acontecimentos que determinam o desenvolvimento psico-afetivo-cognitivo do ser humano, desde a sua origem fetal até a sua maturidade adulta e sua morte, oferecendo instrumentos para que possamos agir, seja de forma preventiva seja de forma curativa, tanto no processo de desenvolvimento quanto nas práticas de cuidado psicoterapêutico. Este livro de Imbasciati apresenta uma abordagem consistente e atualizada das relações entre a psicanálise e as descobertas atuais das neurociências, abordando questões tais como: o que é e quais os limites da consciência, como instrumento de pesquisa? O que é a unidade CorpoCérebroMente, que rege a consciência, a memória e os afetos? Como os avanços obtidos pelas neurociências transformam o pensamento e a prática psicanalítica.
Foi professor catedrático de Psicologia Clínica e diretor do Instituto de Psicologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Brescia. Em 2012, foi-lhe atribuído o título de professor emérito. É membro efetivo da Sociedade Psicanalítica Italiana (SPI) e da Associação Psicanalítica Internacional (IPA). Depois de se ter licenciado em Medicina, obteve três especializações: em Psicanálise, em Psicologia Clínica e em Neuropsiquiatria Infantil. Formou-se como investigador no Instituto de Psicologia da Universidade Católica de Milão em 1961-1971 e como psicanalista desde 1963 nas estruturas institucionais da SPI. É autor de 71 livros e de mais de 300 outras publicações científicas: www.imbasciati.it.
Saiba mais
1. A unidade corpo-cérebro-mente: psicossomática ou bodybrainmind?
Mente e cérebro
Aprender a perceber
Como o recém-nascido aprende: o cérebro é “a memória”
2. Inconsciente e consciente entre a psicanálise e as neurociências
O que é esse “inconsciente”?
Teorias para “explicar”
O que seria essa “consciência”?
Mente e cérebro
A dificuldade dos analistas no confronto com as neurociências
O inconsciente “é” memória
3. Os afetos e a memória não recordável
Por que não recordamos?
O preconceito da memória = recordação
O cérebro é a memória
Memória e incomunicabilidade de uma eventual recordação
4. A construção do bodybrainmind
O conceito de mente e nossos preconceitos
Como a mente se constrói? Ou ainda, o que acontece quando aprendemos
O que acontece no cérebro
5. O preconceito: os jogos da consciência
Os preconceitos dos seres humanos em relação à “mente”
Minha mente é aquilo que me mostra a minha consciência
A questão do “livre-arbítrio”
Os afetos
A mente normal: em um cérebro “normal”?
A percepção
A memória