Ciência e tecnologia
R$ 222,00
ou até 4x de R$ 55,50
Este livro faz parte da Série Bebidas (Volume 1 – Bebidas alcoólicas: ciência e tecnologia; Volume 2 – Bebidas não alcoólicas: ciência e tecnologia; Volume 3 – Indústria de bebidas: inovação, gestão e produção), que foi escrita por 147 autores brasileiros e estrangeiros. Além dos autores brasileiros, participaram desta série especialistas da Costa Rica, Cuba, México, Peru, Uruguai, Irlanda, Portugal e República Tcheca. Trata-se, portanto, de uma obra de cunho internacional.
O Volume 1, com 28 capítulos sobre bebidas alcoólicas, foi dividido em quatro partes: I) Bebidas fermentadas; II) Bebidas destiladas; III) Bebidas retifi cadas; IV) Bebidas obtidas por misturas. Neste volume, o leitor encontrará três capítulos sobre cachaça, três sobre cerveja, cinco sobre vinho e três sobre bebidas alcoólicas indígenas, entre outros. Dez de seus capítulos são dedicados às bebidas alcoólicas derivadas da uva.
O Volume 2, com 25 capítulos sobre bebidas não alcoólicas, aborda sucos de frutas, água (de coco e mineral), bebidas isotônicas, à base de soja, lácteas, estimulantes, cajuína,
refrigerante e aquelas regionais produzidas na Amazônia e nos Cerrados.
No Volume 3, são abordados temas da gestão na indústria de bebidas. Na parte 1, são abordados os aspectos da produção industrial de bebidas: matérias-primas, insumos e processos; na parte 2, a gestão de processos e produtos; e na parte 3, novas tecnologias e novos produtos que estão em desenvolvimento nos laboratórios das universidades e institutos de pesquisa.
Pela abrangência dos conteúdos e pela qualidade dos capítulos redigidos por especialistas de cada área, o leitor tem em suas mãos o que de melhor há no mercado editorial brasileiro na área da ciência e tecnologia de bebidas.
Agrônomo, formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - USP, mestrado em Tecnologia de Alimentos na mesma instituição, doutorado em Energia na Agricultura na Faculdade de Ciências Agronômicas - UNESP, pós-doutorado no Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement - CIRAD (Montpellier, França). Docente do Curso de Agronomia da Faculdade de Ciências Agronômicas - UNESP, atuando no ensino de graduação e pós-graduação, desenvolve pesquisa na área de ciência e tecnologia de bebidas, e como atividade de extensão, dedica-se à educação ambiental através de projeto de coleta seletiva e reciclagem de materiais do campus de Botucatu.
Saiba mais
Parte I
Bebidas fermentadas
1. Bebidas indígenas alcoólicas
2. Caxiri
3. Cerveja
4. Cerveja artesanal
5. Cerveja sem álcool
6. Chicha
7. Fermentados de frutas
8. Hidromel
9. Sidra
10. Vinho branco
11. Vinho composto
12. Vinho espumante
13. Vinhos licorosos
14. Vinho tinto
Parte II
Bebidas destiladas
15. Aguardente de cana
16. A guardente de cana bidestilada
17. Cachaça de alambique
18. Cognac
19. Destilado de vinho
20. Graspa
21. Pisco
22. Rum
23. Tequila
24. Tiquira
25. Uísque
Parte III
Bebidas retificadas
26. Vodka e Gin
Parte IV
Bebidas obtidas por mistura
27. Licores
28. Sangria, cooler e coquetel de vinho