Gravidez: a história interior nos remete a reflexões e informações que ajudarão a esclarecer muitas questões que acompanham a gravidez, dentre outras, os aspectos biológicos da reprodução, fantasias, inquietações e o desenvolvimento da mulher enquanto pessoa. A história interior de cada mãe é única e não há modo de generalizar todos os casos. Porém, existem fatores comuns a todas as gestantes, aos parceiros, aos familiares e aos profissionais, que são ricamente abordados neste livro.
Em sua intensa experiência clínica, a autora descreve de maneira fascinante os aspectos que acompanham a experiência da maternidade, envolvendo a todos os que dela participam, direta ou indiretamente, como ginecologistas, obstetras, pediatras, psicoterapeutas e psicanalistas. É um livro que responde a inúmeras perguntas, dúvidas e detalhes que, juntamente com o bebê, começam a fazer parte da vida da mulher.
É doutora em Psicologia Social, mestre em Ciências, psicanalista pela British Psychoanalytical Society, chefe do Centro Acadêmico Anna Freud da University College London (UCL) e professora de Psicanálise no Centre for Psychoanalytic Studies da University of Essex. Ao longo de 35 anos, especializou-se em questões emocionais ligadas à reprodução e à parentalidade precoce. Possui mais de cem publicações em periódicos e é autora de diversos livros. Fundou e presidiu o Committee on Women and Psychoanalysis (COWAP), da International Psychoanalytical Association (IPA), e é consultora em projetos perinatais e femininos em diversos países.
Saiba mais
Introdução
Fantasias concebidas
A caixa de Pandora
O paradigma placentário
O lugar do pai
Um exemplo de orientações discordantes
Mudando relacionamentos
Realidades concebidas – lucros tecnológicos e perdas
O nascimento
Diferentes abordagens à maternidade – facilitadoras, reguladoras e alternativas
Jornada ao interior – psicoterapia pré-natal e perinatal
A terapia nos primeiros tempos da maternidade
Epílogo
Apêndice – vulnerabilidade durante a gravidez
Referências
Índice remissivo