Esta terceira edição traz muitas novidades. Os autores fizeram uma grande atualização, introduzindo principalmente as mudanças provocadas pela aplicação da informática e dos novos meios de comunicação nas interações do sistema humano-máquina-ambiente de trabalho.
Além disso, nas últimas décadas, alargou-se a abrangência da ergonomia, com a visão macroergonômica e com maior respeito a certas minorias populacionais, como as pessoas idosas, obesas e portadoras de deficiências.
Foram colocados casos de aplicação ao final dos capítulos. Sempre que possível, basearam-se em pesquisas brasileiras ou aquelas com possíveis aproveitamentos em nossas situações de trabalho. A aplicação dos conhecimentos deste livro contribuirá para melhorar o desempenho humano no trabalho, reduzindo erros, acidentes, estresses e doenças ocupacionais. Ao mesmo tempo, contribuirá para aumentar o conforto e a eficiência dos trabalhadores, com evidentes resultados custo/benefício favoráveis.
O autor é engenheiro de produção, formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 1965, onde realizou também o curso de doutorado, defendendo tese sobre A Ergonomia do Manejo. Foi professor universitário, lecionando diversas disciplinas ligadas à ergonomia e gerência da produção na Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola Superior de Desenho Industrial, Fundação Getúlio Vargas, Universidade Federal da Paraíba e outros. Realizou diversos trabalhos de pesquisa e de consultoria em empresas. Publicou os seguintes livros: Aplicação da Engenharia de Produção, Ergonomia (em co-autoria com Henri A. J. Wierzbicki), Aspectos Ergonômicos do Ônibus Urbano [coordenador), e Pequena e Média Empresa no Japão. Foi um dos fundadores e Presidente da Associação Brasileira de Ergonomia - Abergo - e da Associação Brasileira de Engenharia de Produção - Abepro.
Saiba maisÉ designer, com doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade de Toronto, Canadá (1991) e pós-doutorado em Engenharia Ambiental pela Universidade de Waterloo, Canadá (2011). É professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da UFRGS desde 1996, lecionando disciplinas em ergonomia cognitiva/sistemas complexos, macroergonomia, desenvolvimento de produtos e sustentabilidade. É pesquisadora do CNPq e consultora do CNPq e da Capes. Participou da implementação do Sistema de Certificação do Ergonomista Brasileiro (SisCEB/ABERGO).
Saiba mais
Capítulo 1 - Introdução à ergonomia
Capítulo 2 - Pesquisa em ergonomia
Capítulo 3 - Métodos e técnica s em ergonomia
Capítulo 4 - Organismo humano
Capítulo 5 - Biomecânica ocupacional
Capítulo 6 - Antropometria: medidas
Capítulo 7 - Antropometria: aplicações
Capítulo 8 - Ergonomia do produto
Capítulo 9 - Posto de trabalho
Capítulo 10 - Controles e manejos
Capítulo 11 - Ambiente: temperatura, ruídos, vibrações e aerodispersoides
Capítulo 12 - Ambiente: iluminação e cores
Capítulo 13 - Percepção e processamento de informação
Capítulo 14 - Dispositivos de informação
Capítulo 15 - Segurança no trabalho
Capítulo 16 - Fatores humanos no trabalho
Capítulo 17 - Organização do trabalho
Capítulo 18 - Minorias populacionais
Capítulo 19 - Indústria e agricultura
Capítulo 20 - Serviços e vida diária
Capítulo 21 - Fontes de informação sobre ergonomia
Referências bibliográficas