Análise ergonômica do trabalho: na prática é um livro que se propõe a instrumentalizar o profissional da ergonomia na ação que dá título à obra: a análise ergonômica do trabalho (AET). Aborda tanto aspectos formais, como em relatórios, quanto dicas além do foco técnico (lado gestor do ergonomista, interação com atores do processo produtivo etc.). O livro estrutura a AET em etapas sequenciais, desde a coleta de dados até a elaboração do relatório final, oferecendo uma base teórica abrangente, complementada por casos que ilustram diversas situações de trabalho. Em suma, a proposta do livro é abarcar os elementos essenciais da AET, esse valioso método de análise do trabalho da ergonomia.
Doutor e mestre em psicologia social, do trabalho e das organizações, linha de pesquisa processos de trabalho, ergonomia da atividade, saúde (Universidade de Brasília - UnB); engenheiro civil (FESP/UEMG); engenheiro de segurança do trabalho (Unifran); MBA em gestão empresarial (FGV-SP).
Desempenhou, no setor financeiro, cargos de coordenação/gestão em segurança no trabalho por cerca de 14 anos, estando entre as principais atividades de suas equipes, a análise ergonômica do trabalho nas centenas de unidades da empresa. Desenvolveu diversos estudos e aplicações de análises ergonômicas de postos de trabalho, incluindo as relacionadas a pessoas com limitações.
Saiba mais
Apresentação do autor
1. Introdução
2. A prática da análise ergonômica do trabalho (AET)
3. O documento formal da AET
4. Análise da demanda
5. Análise da tarefa
6. Análise da atividade
7. A visita ao local de trabalho
8. Diagnóstico
9. Recomendações ergonômicas
10. A validação da AET e o acompanhamento das ações
11. O universo do contexto de trabalho
12. Uma visão geral da AET
13. Pessoas com limitações
Referências
Índice remissivo