O livro Design: Conceitos e Métodos foi escrito para os leitores que estudam, pensam, discutem, lecionam e praticam design, quaisquer que sejam suas áreas específicas. Ele reúne grande variedade de informações sobre questões muito abrangentes a respeito do design, com conceitos, fundamentos, teorias, ideias, sugestões e métodos apresentados e explicados com exemplos, imagens e linguagem acessível.
Tai Hsuan An nasceu na China, em 1950. Formou--se, em 1976, pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. É designer, artista plástico e leciona design, desde 1978, nos cursos de Arquitetura e de Design da PUC de Goiás. Mestre em Artes Visuais, com dissertação sobre Biônica, pela Universidade Federal de Goiás, Tai foi um dos responsáveis pela criação do curso de Design da PUC Goiás. Além de Design: conceitos e métodos, é autor de quatro livros publicados: Sementes do Cerrado e Design Contemporâneo. Goiânia: Editora da Universidade Católica de Goiás, 2002. Ideogramas e a Cultura Chinesa. São Paulo: Editora É Realizações, 2006. Desenho e Organização Bi e Tridimensional da Forma. 2. ed. revista e ampliada. Goiânia: Editora da PUC Goiás, 2011. Cerrado – Formas e Cores em Aquarela. Projeto Cultural, com texto e aquarelas de Tai, Vinícius Yano e Milena Ribeiro. Goiânia: Milena Ribeiro, 2015.
Saiba mais
Conteúdo
Prefácio
Apresentação
1. Para fazer design é preciso gostar de design
2. O que é design?
3. Uma noção sobre a história do design
4. Os conceitos do design
5. As interações entre os sistemas
6. O objeto como produto de design
7. Configuração do ambiente humanizado
8. Os quatro pilares do design: a estética, a estrutura, a ergonomia e a tecnologia
9. As máquinas simples
10. Estética, comunicação e percepção
11. O gosto se discute, sim
12. A estética do kitsch e o design
13. O fator emocional no produto
14. Teoria da cor – introdução
15. Formas tridimensionais no design
16. Design do brinquedo
17. Reflexões sobre o design baseadas no processo de
uso do produto
18. Metodologia do projeto
19. Processo de projeto
20. Exercícios de análise do objeto e do ambiente
21. Brief, briefing ou programa de necessidades
22. Exercícios de projeto
23. Grau de complexidade e profundidade do conteúdo
24. Processo projetual criativo e métodos específicos
25. Ergonomia e design de produtos
26. Ergonomia e design do ambiente no espaço construído
27. Ergonomia e design para as pessoas deficientes
28. Ergonomia e design gráfico
29. Tipografia e identidade visual
30. As bases dos caracteres tipográficos
31. Livros experimentais: livros-objeto, livros conceituais,
livros especiais
32. O trabalho de conclusão de curso
33. Conclusão
Referências bibliográficas