O volume VI da série Discurso e Cultura é parte de um empreendimento de pesquisa do Grupo Discurso e Cultura da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, liderado pelo doutor Jarbas Vargas Nascimento. A série, publicada desde 2018, apresenta trabalhos sobre Análise do Discurso e suas interfaces com a Cultura, variando na análise dos corpora e recebendo contribuições de membros do grupo de pesquisa e convidados. Nesta publicação, estão reunidas pesquisas que operacionalizam diálogo entre a Análise de Discurso e a Psicanálise, o que produz um intercâmbio entre as duas disciplinas sendo, portanto, uma coletânea significativa para analistas do discurso e psicanalistas. A aliança entre a Análise do Discurso e a Psicanálise não é novidade, uma vez que essas disciplinas tiveram no estruturalismo francês do século XX certa aproximação intelectual. A novidade deste trabalho está no entendimento de que o repertório teórico de ambas as disciplinas pode dar um passo a mais para uma Análise Psicanalítica dos Discursos.
Pós-doutor na área de Letras, pela UNESP - Campus Assis. Doutor em Letras (Semiótica e Linguística Geral) pela Universidade de São Paulo - USP. Mestre em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ? PUCSP, Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira, Bacharel e Licenciado em Letras (Português/ Francês) pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira. É professor titular do Departamento de Português e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor voluntário do quadro permanente do Programa de Pós-Graduados em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo. Foi professor efetivo na Rede Pública estadual de Ensino e na Rede Privada e, nos últimos anos, vem se dedicando ao magistério superior na graduação, na extensão e na pós-graduação, desenvolvendo pesquisas na área de Letras, relacionadas à História e Descrição do Português, à Análise do Discurso e ao ensino de língua portuguesa. Orientador de pesquisas de iniciação científica, monografias de conclusão de pós-graduação lato sensu, dissertações e teses na área de língua portuguesa e linguística. É líder do Grupo de Pesquisa Memória e Cultura na Língua Portuguesa escrita no Brasil, cadastrado no Diretório do CNPq; é membro pesquisador do Grupo de Pesquisa A escrita no Brasil colônia e suas relações, cadastrado no CNPq. Ocupou vários cargos de gestão acadêmica. Na Unifec - Universidade de Formação, Educação e Cultura, atuou como Pró-Reitor Adjunto da Graduação. Na Universidade Braz Cubas foi Chefe de Departamento, Coordenador de Curso de Graduação em Letras, Coordenador de Curso de Graduação em História, Diretor do Centro de Ciências Humanas e Saúde. Atualmente, na PUC-SP, é Pró-Reitor de Cultura e Relações Comunitárias.
Saiba mais
Doutor em Língua Portuguesa com enfoque na Análise de Discurso de tradição francesa pela PUC-SP, é pós-doutorando pela mesma universidade. Integra o grupo de estudo Discurso e Cultura, onde produz pesquisa sobre o discurso literário marcado por questões étnico-raciais. Publicou capítulos de livros e artigos em revistas especializadas sobre discurso literário e educação. Desde 2021, participa da Formação Fundamental em Psicanálise do Corpo Freudiano núcleo São Paulo. Além disso, trabalha como professor de literatura no ensino fundamental II e médio.
Apresentação
Ramon Silva Chaves
Jarbas Vargas Nascimento
Entre a análise do discurso e a psicanálise o sujeito
Jarbas Vargas Nascimento
Entre sujeito, sentido e história: artimanhas entre uma análise do discurso e uma psicanálise
Clarice Pimentel Paulon
Análise de Discurso, Psicanálise e Topologia em Lacan: pontos, contrapontos e enodamentos
Maria Tereza Martins Ramos Lamberte
Silêncio e sexualidade no discurso literário: paratopia como identificação
Ramon Silva Chaves
A relação discursiva entre pobres e ricos na articulação do sujeito aporofóbico
Marcos Roberto de Paula
Márcio Rogério de Oliveira Cano
Subjetividades em redes: a falha como constitutiva de sentidos
Márcia Fonseca de Amorim
Amanda Batista da Silva
Paixões amargas: retórica, psicanálise e conflitos judiciais
Luiz Antonio Ferreira
Acir de Matos Gomes
O homo narrans, o insólito fantasista e o desamparo em A história antes do fóssil, de Cristina Lasaitis
Ricardo Celestino
O Sintoma cerimonial compulsivo como uma linguagem
Silvana Martani
Sobre os autores