Este livro coroa um longo caminho de trabalho e de estudos relativos à adoção. É um tema apaixonante que mobiliza todos que estão envolvidos com o desenvolvimento de crianças que não puderam ser criadas por seus genitores. Desde o encontro da nova família até a adaptação da criança e de seus pais adotivos, muitas são as etapas a percorrer no trajeto que leva a uma relação parental saudável.
São abarcados ângulos diversos e extremamente atuais da adoção. Alguns dos temas tratados são: a adoção internacional, a clínica psicanalítica da criança adotiva e de sua família, o trabalho com os pais adotivos, a verdade e a revelação da origem ao filho, os desafios do processo de adoção, a entrega da criança pela mãe genitora, as diversas fases de sua colocação em uma família, o acompanhamento da criança abrigada, a devolução da criança para o abrigo e a utilização de filmes como meio de discussão para a preparação de pais adotivos.
É psicanalista e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Curso de Especialização em Psicoterapia Psicanalítica (CEPSI) da Universidade Paulista (Unip). Cocoordenadora do Grupo de Estudos sobre Adoção e Parentalidade na SBPSP. Autora dos livros “A criança adotiva na psicoterapia psicanalítica” e “Adoção” e organizadora do livro “Adoção: desafios da contemporaneidade e de diversos livros sobre psicoterapia psicanalítica”. Em 1998, 2001, 2003 e 2009, teve trabalhos premiados nos congressos da Federação Brasileira de Psicanálise (Febrapsi).
Saiba maisAlicia Beatriz Dorado de Lisondo, analista didata e docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Campinas (SBPCamp) e da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Analista de crianças e adolescentes pela International Psychoanalytical Association (IPA).
Saiba mais
1. Leituras múltiplas e miscigenadas em consultas de adoção internacional
Sara Skandrani
Aurélie Harf
Mayssa El Husseini
Salomé Grandclerc
Sophie Maley
Catherine Le Du
Thames Borges
Marie Rose Moro
2. Memórias de adoção
Ombline Ozoux-Teffaine
3. Adoção e falso self: o dilema do “bom adotado”
Gina Khafif Levinzon
4. O trabalho psicanalítico com os pais na adoção: luzes e sombras
Alicia Dorado de Lisondo
5. A transmissão inconsciente da mãe adotante ao filho adotivo
Eva Barbara Rotenberg
6. As falhas da adoção no casal parental
Cynthia Ladvocat
7. Adoção: tempo de espera e mudança de perfil dos habilitados
Maria da Penha Oliveira Silva
8. “O que quer uma mulher quando adota?” – A clínica da adoção
Edilene Freire de Queiroz
9. Cinema e adoção: promovendo reflexões sobre o projeto de adotar
Cynthia Lopes Peiter Carballido Mendes
Maria Luiza de Assis Moura Ghirardi
10. A adoção e a continuidade do ser
Cristina Rodrigues Rosa Bento Augusto
11. A capacidade de escuta do psicólogo judiciário como ferramenta de auxílio no desabrochar dos cuidados maternos: pensando sobre holding, revêrie e contratransferência
Ana Carolina Godinho Ariolli
12. Crianças e adolescentes acolhidos: a necessidade de alguém que permaneça e seja confiável
Saulo Araújo Cunha
13. Encontros e desencontros na adoção: o paradoxo da ilusão
Isabel Cristina Gomes
Rita Tropa Alves dos Santos Marques
Yara Ishara
14. Toda criança necessita ser adotada
Ivonise Fernandes da Motta
Sobre os autores