O livro Psicanálise e adicção chega para abrir a discussão e preencher uma lacuna sobre esse tema tão difícil e controvertido. Gostaríamos de proporcionar com essa coletânea uma fonte de enriquecimento não somente para os psicanalistas, mas também aos profissionais de saúde mental que trabalham nessa área tão árdua.
Em 2021, foi criada a subcomissão de adicções na Associação Psicanalítica Internacional, que reúne psicanalistas de vários países interessados em compartilharem peculiaridades dos atendimentos psicanalíticos de adictos.
Este livro contempla experiências psicanalíticas de brasileiros e estrangeiros, que aceitaram generosamente revelar como lidam com as vivências da relação analítica decorrente dessa clínica peculiar. Esses profissionais buscam criar a possibilidade de essas pessoas, que se refugiam na relação de dependência quase absoluta, lidem melhor com situações concretas vivenciando experiências afetivas significativas com seus pares humanos.
Victoria Regina Béjar
Médica psiquiatra (CREMESP 27321. RQE 40606) e psicanalista, membro efetivo e docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Coordenadora do grupo de estudos e investigação das expressões corporais da dor psíquica: dor crônica, psicossomática psicanalítica e adicções e do grupo de estudos de Atibaia e região. Também atua como coordenadora e docente do curso de psicossomática psicanalítica do núcleo de Marilia e região. Organizadora dos livros Dor psíquica, dor corporal: uma abordagem multidisciplinar, 2017, e, com Eliana Nazareth, Imunidade, memória e trauma, 2020, ambos lançados pela editora Blucher. É representante na América Latina do subcomitê de adicções da Associação Internacional de Psicanálise (IPA).
Presidente, professor e didata da Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro (SPRJ), também presidente da IPA Subcommittee on Addiction e membro efetivo da IPA Committee on Health. Foi presidente da Associação Psicanalítica Rio 3, atua como médico psiquiatra, exercendo funções de ensino na Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB/UFRJ), coordenador do Laboratório de Pesquisa em Desenvolvimento do Self da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Psiquiatria, doutor em Psicanálise (IPUB/UFRJ) e pós-doutor em pesquisa sobre Adicções em uma parceria IPUB/ Harvard. Escritor de artigos e capítulos de livros nacionais e internacionais sobre temas psicanalíticos e Applied Psychoanalysis.
Prefacio
1. Abrindo a pousada: o espaço dinâmico na prática clínica relacional
com os transtornos de adicção
J. Marc Wallis
2. Pornografia, psicanálise e neurociência afetiva
Claudia Spadazzi
3. Adicção psicótica a videogames
David Rosenfeld
4. Trabalho com mecanismos de defesa com pessoas diagnosticadas
com transtornos por uso de substâncias
William H. Gottdiener
5. O papel do psicanalista na análise de pacientes adictos: continência,
continência, continência
Alessandra Ricciardi Gordon
6. Dores mudas: a função materna do analista na construção
da capacidade simbólica do paciente
Victoria Regina Béjar
7. Adicções e o infantil: uma consideração do trauma psíquico
Debra Gill
8. Escuta psicanalítica na clínica da drogadicção
Raquel Plut Ajzenberg
9. Entre a dependência e a adicção
José Alberto Zusman
10. Relações de objeto na adicção: metadona ou analista
Marina Loukomskaia
11. Forca motriz: centro das atenções
Vivian Eskin
12. Recuperação de 12 passos e a sobriedade analítica
Emily Schlesinger
Sobre os autores