A cachaça faz parte da história e da cultura do povo brasileiro. Sua fabricação iniciou-se no século XVI, logo após o descobrimento do Brasil. É a bebida típica e exclusiva do Brasil e é a quarta bebida destilada mais consumida no mundo, à frente dos whiskies e do cognac. Vem ganhando reconhecimento nacional e internacional devido ao aprimoramento de sua qualidade.
O objetivo deste livro é oferecer, de forma integrada, uma visão teórica e prática sobre o processo de produção de cachaça, resultado do conhecimento adquirido em estudos e pesquisas desenvolvidos na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP). O foco desta obra é a ciência aplicada na tecnologia envolvida no processo de produção, visando à qualidade química e sensorial da cachaça. Esta obra define a cachaça, descreve e ilustra detalhadamente o processo de produção e caracteriza os componentes químicos que condicionam sua qualidade sensorial.
É engenheiro agrônomo pela ESALQ-USP, com mestrado e doutorado pela USP, e pós-doutorado pelo INRA- França. É professor na área de Açúcar e Álcool da ESALQ, com ênfase em ciência e tecnologia de bebidas. É coordenador do Laboratório de Tecnologia e Qualidade de Cachaça da ESALQ.
Saiba mais
1 Aspectos históricos, sociais e econômicos
2 Definição e composição
3 Compostos secundários
4 Qualidade química da cachaça/aguardente nacional
5 A cana-de-açúcar como matéria-prima para a produção de aguardente
6 Processo de produção
7 Aspectos sensoriais das aguardentes
Referências bibliográficas