O esporte é um fenômeno sociocultural que encerra uma diversidade de valores: educacionais, culturais, humanísticos, entre outros. Para sentir, apreciar e incorporar esses valores, é fundamental passar pela experiência prática. Assim, proporcionar uma prática bem-sucedida representa um
grande desafio para todos os programas e propostas que têm como meta inserir as pessoas no universo do esporte. Nesse contexto, a aquisição de habilidades motoras desempenha um papel fundamental. A habilidade motora modula o envolvimento com o esporte: quanto mais envolvimento, mais habilidade, e vice-versa; quanto mais habilidade e envolvimento, maior a chance de permanência na atividade, ou seja, da prática do esporte ao longo da vida.
A aquisição de habilidades motoras constitui o objeto de estudo de um campo de investigação denominado aprendizagem motora, que procura elucidar os mecanismos e os processos subjacentes a essa aquisição, além dos fatores que a influenciam. Os conhecimentos produzidos, sistematizados e acumulados historicamente por esse campo podem contribuir significativamente para o ensino do esporte, possibilitando ao profissional tomar decisões pedagógicas com mais segurança e propriedade.
Este livro procura estabelecer uma ponte entre a aprendizagem motora e o ensino do esporte em diferentes modalidades. Foi escrito com a intenção primária de contribuir para a melhora da qualidade do ensino, mas também com a expectativa de que o profissional, ao reconhecer a potencialidade dos conhecimentos de aprendizagem motora e ao proceder à sua efetiva experimentação no cotidiano da intervenção, possa assumir atitude de pesquisador, reconhecidamente um componente imprescindível para o constante aperfeiçoamento profissional.
Possui licenciatura em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da Universidade de São Paulo (USP) e é mestre e doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Hiroshima, Japão. É pós-doutor em Psicologia pelo Departamento de Psicologia da Universidade de Sheffield, Inglaterra, e em Educação Física pela Faculdade Integrada de Artes e Ciências da Universidade de Hiroshima, Japão. É livre-docente em Educação Física pela EEFE/USP e atualmente professor titular na mesma Instituição.
Saiba maisPossui licenciatura em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), é mestre em Ciências da Motricidade pelo Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro e doutor em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da Universidade de São Paulo (USP). É pós-doutor em Educação Física pela Universidade Tecnológica de Queensland, Austrália, e livre-docente em Educação Física pela EEFE/USP e atualmente professor associado na mesma Instituição.
Saiba mais
APRESENTAÇÃO
PREFÁCIO
1 APRENDIZAGEM MOTORA: UMA VISÃO GERAL
2 FATORES QUE AFETAM A APRENDIZAGEM MOTORA: UMA SÍNTESE
3 APRENDIZAGEM MOTORA E O ENSINO DO ATLETISMO
4 APRENDIZAGEM MOTORA E O ENSINO DO BADMINTON
5 APRENDIZAGEM MOTORA E O ENSINO DO BASQUETEBOL
6 APRENDIZAGEM MOTORA E O ENSINO DE HABILIDADES MOTORAS DO JOGO DE CAPOEIRA
7 APRENDIZAGEM MOTORA E O ENSINO DO FUTEBOL
8 APRENDIZAGEM MOTORA E O ENSINO DO FUTSAL
9 APRENDIZAGEM MOTORA E O ENSINO DA GINÁSTICA ARTÍSTICA
10 APRENDIZAGEM MOTORA E O ENSINO DO HANDEBOL
11 APRENDIZAGEM MOTORA E O ENSINO DO JUDÔ
12 APRENDIZAGEM MOTORA E O ENSINO DO KUNG-FU
13 APRENDIZAGEM MOTORA E O ENSINO DA NATAÇÃO SINCRONIZADA
14 APRENDIZAGEM MOTORA E O ENSINO DA NATAÇÃO
15 APRENDIZAGEM MOTORA E O ENSINO DA CORRIDA DE ORIENTAÇÃO
16 APRENDIZAGEM MOTORA E O ENSINO DO PADEL
17 APRENDIZAGEM MOTORA E O ENSINO DO TAEKWONDO
18 APRENDIZAGEM MOTORA E O ENSINO DO TÊNIS DE MESA
19 APRENDIZAGEM MOTORA E O ENSINO DO VOLEIBOL
SOBRE OS AUTORES