Análise, teimosia do sintoma e migração

selo: Blucher | 2021 - 1ª edição | coleção: Escrita psicanalítica

R$ 96,00

E-book disponível em

Sinopse

Análise, teimosia do sintoma e migração é um belo título e também uma afirmação condutora desta coletânea de textos psicanalíticos. Daniel Delouya nos convida a entrever seu trabalho amadurecido pelos anos. A escuta psicanalítica nada tem de ingênua; seu objeto vem sendo epistemologicamente construído pela metapsicologia e por teorizações diversas no esforço de atender a hipóteses de pensamento clínico e manejos transferenciais. A partir dela acompanhamos sua atividade, seja sentado em sua poltrona, seja para além dos limites do consultório, atento aos sons e ritmos das vozes e dos silêncios espraiando-se pelo espaço público. Seu estilo rebate entre si as camadas da experiência emocional, das questões clínicas e das elaborações teóricas psicanalíticas.

O leitor encontra uma trama arduamente tecida, sob a qual se fazem presentes, discutidas sob ângulos complementares, porém não exatamente contínuos, “as metas da psicanálise na clínica e na cultura”. Calcado na raiz freudiana, o autor traz reflexões conduzidas no caldo da civilização contemporânea, marcada pela produção de vulnerabilidades narcísicas. Estas certamente observadas na cena psíquica individual, contudo geradas por algo da ordem coletiva e impessoal. Quando a teimosia do sintoma deixa de ser marca de algo de que se livrar e passa a ser traço estilístico de apropriação psíquica, ocorre a migração por expandir os domínios do eu sobre as terras estrangeiras do isso, tornando-as pensáveis, de acordo com o proposto por Freud na conferência n. 31, “A dissecção da personalidade psíquica”, de 1933. Eis a concepção partilhada por Daniel Delouya para a cura pela psicanálise!

Mara Selaibe
Psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae

Daniel Delouya

É psicanalista e membro efetivo com funções didáticas da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Foi presidente da Federação Brasileira de Psicanálise (Febrapsi) entre 2015 e 2017. É autor de cinco livros entre os quais Depressão, estação Psique (Escuta, 2002), e Torções na razão freudiana (2. ed., Blucher, 2019). Atualmente, dedica-se à pesquisa sobre os desdobramentos do trabalho analítico nas problemáticas culturais e políticas.

Saiba mais

Sumário

Folheie o livro

Detalhes do livro

  • Tipo:  Livro Impresso
  • ISBN:  9786555063110
  • Acabamento:  Brochura
  • Total de Páginas:  344 páginas
  • Coleção:  Escrita psicanalítica
  • Ano da Edição:  2021
  • Peso:  0.375 kg