R$ 38,00
O que explica as nossas atitudes em relação ao meio ambiente? Por que tantas iniciativas voltadas para as mudanças climáticas fracassam? Como podemos fazer mais para evitar que os seres humanos prejudiquem o planeta?
A psicologia das mudanças climáticas explora as evidências de nosso ambiente em mutação e sugere que existem vieses cognitivos significativos no modo como pensamos e agimos em relação às mudanças climáticas. Os autores examinam como organizações têm tentado mobilizar o público na luta contra essas mudanças e mostram que as iniciativas geralmente fracassam em virtude da falta de disposição do público para adaptar seus comportamentos.
Também exploram os motivos pelos quais algumas pessoas negam completamente as mudanças climáticas e a influência que esses negacionistas podem ter sobre a ação global para evitar mais danos. Ao analisar nossas atitudes diante do meio ambiente, A psicologia das mudanças climáticas discute a urgência de pensar de um modo diferente sobre as mudanças no clima para que possamos proteger nosso planeta.
Saiu na imprensa:
- Band FM: Coluna Humanamente - A psicologia das mudanças climáticas
É professor de psicologia na Universidade Edge Hill. Autor de mais de vinte livros, foi eleito, em 2018, fellow da Royal Society of Arts por sua contribuição à pesquisa sobre mudança social.
Saiba mais
É assistente de pesquisa em pós-doutorado na Universidade Edge Hill. Ela explora as possíveis barreiras psicológicas que impedem que as pessoas tenham uma vida mais sustentável.
Saiba mais
1. Introdução: o homem no ônibus e a ciência das mudanças climáticas
2. Fake news: a ciência e a política das mudanças climáticas
3. Nossos eus racional e irracional
4. Não veja o mal: como permanecemos tão otimistas?
5. Campanhas voltadas para as mudanças climáticas e por que elas falharam
6. Duras lições da propaganda de cigarros
7. Avaliação da nossa verdadeira atitude diante das mudanças climáticas
8. Comentários finais
Leituras recomendadas
Referências