Este livro tem como objetivo apresentar e analisar de forma crítico-comparativa as diversas teorias psicanalíticas do desenvolvimento emocional. Trata-se de apresentar cada uma dessas teorias em termos da sua estrutura e de seus objetivos, segundo uma matriz de análise na qual são colocados em foco os fenômenos, os modelos ontológicos, os métodos para construção da teoria e a sua aplicabilidade na resolução de problemas.
No Volume 2, dedico-me a analisar a atualidade das teorias psicanalíticas do desenvolvimento, ocupando-me das perspectivas elaboradas por John Bowlby (com sua teoria do apego), Donald Winnicott (com sua teoria do desenvolvimento do ser), Daniel Stern (com sua teoria do desenvolvimento do self) e um capítulo final dedicado às contribuições da Psicanálise Perinatal para as teorias do desenvolvimento, com um apêndice que analisa as críticas e usos da teoria do apego pelos psicanalistas.
Professor associado (livre-docente) do Instituto de Psicologia da USP. Autor de Por que Winnicott? (2016, Zagodoni); Psicanálise do SER (2020, EDUSP); Teorias psicanalíticas do desenvolvimento: estudo histórico-crítico-comparativo. (Volume 1. Origens e consolidação [2022], Volume 2. Atualidade [2024, no prelo], Blucher); Winnicott & companhia (Volume 1. Winnicott e Freud e Volume 2. Winnnicott, Klein e Ferenczi, 2022, Blucher); dentre outros títulos.
Saiba mais
Introdução
1. John Bowlby e a teoria do apego como uma teoria do desenvolvimento
2. Winnicott e a teoria da dependência como uma teoria do desenvolvimento do ser
3. Daniel Stern e a teoria do desenvolvimento dos sentidos do self
4. A psicanálise perinatal e os problemas do desenvolvimento
5. Considerações finais: quadro geral para o desenvolvimento de pesquisas e resolução de problemas
6. Apêndice: Críticas e usos da teoria do apego pelos psicanalistas