Originalmente uma tese de mestrado, defendida na PUC-SP, este livro apresenta um texto bem escrito e elaborado, autoral e original, é um prazer lê-lo.
Na primeira vez que li, vivi uma experiência de encantamento diante de sua beleza estética. O bebê, nosso maestro e professor, surge com toda sua força e nos ensina a reger a orquestra e o ritmo do desenvolvimento emocional e simbólico na relação com o cuidador e o ambiente.
Martha reproduz na estrutura do trabalho o método de observação de bebê proposto por Bick: em um primeiro momento as observações e depois as conjecturas e as teorizações.
Apresenta relatos detalhados das observações de Pedro e Laura e, em seguida, o ritmo se entrelaça com a narratividade em três eixos: corporal, vocal e lúdico.
A partir do olhar e do encontro com a função do ritmo na relação pais-bebês, podemos enriquecer nossa escuta e tomá-la como uma valiosa contribuição para justificar a importância do corpo na clínica psicanalítica.
Convido o leitor a desfrutar dessa narrativa viva sobre o bebê, seu corpo e seu ritmo!
Maria Cecília Pereira da Silva
Psicanalista, membro efetivo e analista didata da SBPSP
Psicanalista formada pelo Centro de Estudos Psicanalíticos. Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Membro filiado ao Instituto Durval Marcondes da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Membro do Rieppi – Rede internacional de estudos sobre a Psicanálise e a Psicopatologia do Infans.
Introdução
Parte I – Observando bebês
1. Apresentação das famílias observadas
2. Observando o ritmo na relação pais-bebê
Parte II – Dialogando com a teoria
3. Tornar-se pai, tornar-se mãe
4. O ritmo e o processo de subjetivação
5. Os prelúdios de uma comunicação mãe-bebê
6. O método Bick de observação de bebês
7. Considerações finais
Referências