Quanto nossa vivência com as crianças não nos ensinou? Com certeza muito, porque é na relação professor-aluno que se amplia nosso conhecimento e, assim como acontece com as crianças, desperta nossa curiosidade.
Sempre é bom revisitar textos e experiências vividas para continuar aprendendo. Como diz a música, navegar é preciso, viver não é preciso. Ao reler os relatos que compõem Sexualidade começa na infância, baseados na experiência de formação de educadores na área da sexualidade, pude confirmar a importância do trabalho realizado, a riqueza da vivência, a valorização do conhecimento contextualizado na prática cotidiana e o quanto aprendemos conjuntamente, capacitadores e capacitados.
É psicanalista, membro efetivo, analista didata, analista de criança e adolescente e docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Pós-doutora e Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Coordenadora da Clínica 0 a 3 – Relações iniciais pais-bebê e da Clínica transcultural do Centro de Atendimento Psicanalítico da SBPSP. Responsável pela Coordenação Geral da CIPPA Latinoamericana (Coordenação Internacional entre Psicoterapeutas Psicanalista que se ocupam de pessoas com Autismo). Membro do GPPA – Grupo Prisma de Psicanálise e Autismo e do Rieppi-Rede internacional de estudos sobre a Psicanálise e a Psicopatologia do Infans. Autora de vários livros e artigos publicados em revistas nacionais e internacionais.
Saiba mais
Prefácio
Apresentação
Parte I. Introdução
1. Diálogo sobre sexualidade: da curiosidade à aprendizagem
Maria Cecília Pereira da Silva
2. Educar nos tempos de hoje
José Ottoni Outeiral
3. Características da sexualidade infantil de 0 a 6
Maria Cecília Pereira da Silva
4. Novas configurações familiares: identidade de gênero
Regina Elizabeth Lordello Coimbra
Parte II. Falando de temas difíceis
5. Masturbação infantil
Francisca Vieitas Vergueiro e Rosa Maria de Mello Galli
6. Homossexualidade em crianças: será que isso existe?
Adriana Canepa Barbosa e Priscila de Oliveira Galvani
7. Violência sexual infantil
Maria Cecília Pereira da Silva, Patricia Oliveira de Souza e Zélia dos Santos
Parte III. Lidando com as diferenças
8. A sexualidade em crianças com deficiência
Carina Gambale, Maria Cecília Pereira da Silva e Patricia Oliveira de Souza
9. Aids, crianças e as escolas
Kátia Rodrigues Antunes e Solange de Souza Queiroz Matos
Parte IV. Orientação sexual na escola
10. O trabalho de sexualidade na escola e os pais
Carina Gambale, Francisca Vieitas Vergueiro e Maria Cecília Pereira da Silva
11. Como ser multiplicador
Lucimar Medeiros Cabral França, Maria Cecília Pereira da Silva e Rodrigo de Marco Veinert
Parte V. O projeto de orientação sexual infantil na rede municipal de educação de São Paulo: planejamento e estruturação
12. Orientação sexual nos CEI: um trabalho inédito na SME da cidade de SP
Maria Cecília Pereira da Silva
13. Uma experiência de avaliação cooperativa
Mary Ann Norris Castanho Rondas
Parte VI. Colocando em prática
14. Reflexos do projeto: atividades realizadas pelos educadores nos Centros de Educação Infantil
Letícia de Jesus Mello Gonçalves, Rosely Aparecida Pereira e Mary Ann Norris Castanho Rondas
15. Relato de duas experiências de supervisão
Parte VII. Dicas
Dicas para ler, assistir e refletir
Agradecimentos
Sobre os autores