Concepções de apoio social na teoria dos fatores psicossociais no trabalho e na psicanálise
A natureza do trabalho do professorado e sua intensa precarização têm influenciado os processos de saúde e de adoecimento dos professores. A baixa qualidade de vida ocupacional, o estresse excessivo e a elevada incidência de burnout, entre outras doenças relacionadas, denunciam a fragilização do ambiente psicossocial de trabalho. Isso decorre de estratégias de organização e gestão nocivas ou pouco responsáveis em relação à saúde dos trabalhadores da educação.
A escola como ambiente de trabalho saudável para o professorado ressalta a possibilidade de o trabalho do professorado não ser nocivo para a saúde e o bem-estar dos docentes. Por meio do conceito de apoio social no trabalho docente, este livro destaca as principais estratégias psicossociais e de organização do trabalho possíveis e viáveis para a concepção, a construção e a manutenção de ambientes de trabalho saudáveis para os professores.
Rodrigo Manoel Giovanetti é psicólogo e psicanalista, doutor em Ciências pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública-USP, especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Federal de Psicologia.
É membro fundador da Gruppalità Psíquica, onde trabalha com clínicas individual, familiar e de casal, mediações terapêuticas com jogos digitais e consultoria para organizações e instituições, com ênfase em processos de team building (formação e desenvolvimento de equipes) mediado com jogos digitais.
É integrante do Laboratório de Estudos em Psicanálise e Psicologia Social (Lapso) do Instituto de Psicologia-USP, trabalha há 21 anos com psicoterapia individual e familiar, e de casal, grupos e instituições. Atuou como servidor público na gestão de serviços de saúde e team building por mais de 10 anos (entre 2009 e 2023). Foi membro do Núcleo de Pesquisa Concepção, Gestão, Inovação Organizacional e Saúde no Trabalho da Faculdade de Saúde Pública-USP (de 2003 a 2006). Foi professor de ensino médio técnico e ministra aulas, palestras e outros cursos em organizações, escolas e faculdades.
Agradecimentos
Prefácio
Apresentação
1. Reestruturação produtiva e saúde dos trabalhadores no ambiente psicossocial
de trabalho
Morbimortalidade no trabalho e a transição epidemiológica
Ambiente e fatores psicossociais no trabalho
2. Saúde e apoio social no trabalho docente
Apoio social no trabalho (AST)
Saúde e trabalho dos professores da educação básica pública
Aspectos epidemiológicos
Problematização da pesquisa
3. Método
Método de pesquisa
Participantes
Instrumentos de coleta de dados
Entrevista em grupo para devolução dos dados
Procedimentos de coleta de dados
Aspectos éticos
Procedimentos de análise dos dados
4. Estudo de caso-piloto
5. Resultados e discussão
Tipos de apoio
Fontes de apoio
Aspectos gerais da estrutura de AST docente
Conclusões
Considerações (17 anos depois): da teoria dos fatores psicossociais no trabalho à extensão da psicanálise
Vivendo nos limites da contemporaneidade
Psicanálise e o mundo do trabalho
Do AST ao APE: psicanálise dos vínculos e instituições
Team building como processo de sustentação do APE: construindo ambientes de trabalho saudáveis
Team building e clínica institucional psicanalítica na educação
Pósfacio: memórias de uma experiência na educação
Referências
Anexo 1 - Guia de diário de campo - adaptado de Ludke e André (1986)
Descrição dos sujeitos
Reconstrução dos diálogos
Descrição dos locais
Descrição de eventos especiais
Descrição das atividades
Comportamento do pesquisador
Anexo 2 - Guia de entrevista em profundidade
Dados gerais
Apoio social no trabalho
Sobre o autor