Ataques ao pensamento na atualidade a partir das contribuições de Klein e Bion
R$ 97,00
Os capítulos deste livro iluminam facetas do pensar e pensa o próprio processo de pensar. Iluminar remete à metáfora “dar à luz” pensamentos (representados por lâmpadas nas estórias em quadrinhos) e implica em fertilização, concepção, desenvolvimento, nascimento e potencialidade criativa da mente. O aforismo cartesiano “Penso, logo existo” estimula o psicanalista a debruçar-se sobre situações em que o ser humano não se sente suficientemente existente. Os ataques à capacidade de pensar remetem à sensação de que a vida não vale a pena, que se esvai, ou na criação de um falso mundo alucinado, ou na impressão de que se vive em mundo confuso e ameaçador, por exemplo. As reflexões efetuadas pelos autores têm como pano de fundo a obra de Klein e de Bion e conduzem às vicissitudes dos processos de simbolização. O leitor, certamente, se lembrará do mito da expulsão do paraíso, dos perigos de comer o fruto da árvore do conhecimento e do castigo que obriga o ser humano a pensar a vida na Terra, onde o que antes era dado terá que ser conquistado e transformado.
R. M. S. Cassorla
Psicanalista, Membro da SBPSP e SBPCamp e Prof. Titular da Unicamp
Psicanalista, Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Docente e supervisora do curso Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae -ISS. Pesquisa sobre o renascimento psíquico do sujeito vivido em análise, através de diálogos entre Melanie Klein e Winnicott. Coordena grupos de estudos de Melanie Klein e Winnicott. Publicações sobre identificação projetiva, posição depressiva e situação edípica.
Saiba maisPsicanalista, Doutora em Psicologia Clínica pela USP-SP. Docente e supervisora do curso Formação em Psicanálise do ISS. Coordena o grupo de estudos Leituras Kleinianas e o Acompanhamento Kleiniano. Autora do livro: “Contratransferência: a questão fundamental do analista” e do audiolivro: “Mélanie Klein: As raízes arcaicas do pensamento”. Publicações sobre Teoria, Clínica Psicanalítica e Feminilidade.
Saiba maisPsicanalista, Mestre em Ciências pela UNG. Docente e supervisora do curso Formação em Psicanálise do ISS. Professora do curso de Psicologia da UNG e do Setting Estudos em Psicanálise em Guarulhos. Coordena grupos de estudo de Melanie Klein. Pesquisa e publicações sobre técnica psicanalítica, atendimento de crianças e psicossomática.
Saiba mais
Primeira parte: Raízes kleinianas no pensamento psicanalítico contemporâneo
1. Richard e Dick, paradigmas para uma estética do pensamento em Melanie Klein
Suzana Alves Viana
Segunda parte: A clínica viva e múltiplas relações de objeto
5. Entre sonhos e narrações na psicanálise com crianças
Talita Cristina Somensi Dias
6. Recordar, repetir para não elaborar? Dificuldades e hesitações diante da travessia da posição depressiva
Ana Karina Fachini Araujo
7. Interpretação como rêverie
Armando Colognese Junior
8. Da normopatia à perversão: clausuras do self
Maria Beatriz Romano de Godoy
9. Me escondo, dizendo que vou... Me acalmo, não vendo que fujo...
Cecilia Noemí Morelli de Camargo
10. O terceiro analítico e a regrediência da dupla: uma experiência de enlouquecimento da analista
Gina Tamburrino
Terceira parte: As ameaças e os ataques ao pensar hoje
11. Fanatismo: reflexões a partir de fenômenos do campo analítico
Roosevelt Cassorla
12. Um ensaio psicanalítico sobre modalidades do ódio
Arnaldo Chuster
13. A pandemia e o eterno retorno
Julio Frochtengarten
14. Os dias têm uma diferença que ainda busca palavra: uma experiência de cesura
Marina F. R. Ribeiro