Estudo histórico-crítico-comparativo : origens e consolidação
R$ 98,00
Este livro tem como objetivo apresentar e analisar de forma crítico-comparativa as diversas teorias psicanalíticas do desenvolvimento emocional. Trata-se de apresentar cada uma dessas teorias em termos da sua estrutura e de seus objetivos, segundo uma matriz de análise na qual são colocados em foco os fenômenos, os modelos ontológicos, os métodos para construção da teoria e a sua aplicabilidade na resolução de problemas.
No Volume 1, dedico-me a analisar as origens e a consolidação das primeiras propostas de teorias psicanalíticas do desenvolvimento, ocupando-me das perspectivas elaboradas por Sigmund Freud, Anna Freud, René Spitz, Erik Erikson e Margareth Mahler, com um apêndice que procura fazer o mesmo tipo de análise estrutural focado na compreensão do processo de desenvolvimento da nossa faculdade de conhecer por Jean Piaget.
Professor associado (livre-docente) do Instituto de Psicologia da USP. Autor de Por que Winnicott? (2016, Zagodoni); Psicanálise do SER (2020, EDUSP); Teorias psicanalíticas do desenvolvimento: estudo histórico-crítico-comparativo. (Volume 1. Origens e consolidação [2022], Volume 2. Atualidade [2024, no prelo], Blucher); Winnicott & companhia (Volume 1. Winnicott e Freud e Volume 2. Winnnicott, Klein e Ferenczi, 2022, Blucher); dentre outros títulos.
Saiba mais
Agradecimentos
Origem deste livro
Prefácio
Maria Thereza Costa Coelho de Souza
Prefácio: Inteligência e sensibilidade no encontro da epistemologia com a psicanálise
Rogério N. Coelho de Souza
Introdução
1. Teorias do desenvolvimento e teorias psicanalíticas do desenvolvimento: proposta de análise histórico-crítica comparativa
2. Freud e a teoria do desenvolvimento da sexualidade como o primeiro esboço de uma teoria plena do desenvolvimento emocional
3. Anna Freud e a consolidação da teoria psicanalítica como uma teoria plena do desenvolvimento
4. A teoria do desenvolvimento das relações de objeto e da organização do Ego do ponto de vista de René Spitz
5. A teoria do desenvolvimento psicossocial de Erik Erikson
6. A teoria da individuação de Margaret Mahler como uma teoria do desenvolvimento emocional nas fases primitivas
Apêndice. A epistemologia genética de Jean Piaget como uma teoria do desenvolvimento das estruturas cognitivas