Demarcando Mudanças Sociais

Intercursos de Tensões em Diferentes Contextos

selo: Blucher Open Access | 2024 - 1ª edição

Sinopse

Esperança e medo, sentimentos que afligem nossos espíritos de diversas maneiras, se apresentam, neste livro, associados aos processos de transformação sociocultural que estamos vivendo. Os capítulos aqui reunidos trazem diferentes aspectos de tensões que anunciam os desafios da complexidade contemporânea, na qual sentir/pensar, viver/sobreviver, formular/responder, avançar/retroceder/prosseguir... se imbricam.

Textos que provocam pensar nas formas que a arte, como expressão do conhecimento, assume em um mundo ainda conformado pela confiança cartesiana. Como viver em um mundo cada vez mais urbanizado em espaços nos quais se aglomeram populações com demandas múltiplas? Como permitir o acesso dos sujeitos sociais ao esporte e ao lazer, à vida, com direitos iguais? Como tornar a escola, cujo arcabouço é intensamente homogeneizante, uma instituição que responda às necessidades de um mundo plural e diverso? Como confiar se as certezas científicas e o processo indefinido do conhecimento estão sendo profundamente questionados? Tais questões assumem o formato de um convite ao leitor para mergulhar nas páginas deste livro, fruto das reflexões oriundas de docentes e discentes do Programa de Pós-graduação em Mudança Social e Participação Política da Universidade de São Paulo.

Sílvia Helena Zanirato

Doutora em História, Professora Associada da Escola de Artes, Ciências e Humanidades/USP. Docente do Curso de Gestão Ambiental (EACH) e dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM) e de Mudança Social e Participação Política (PROMUSPP). Investiga temas e problemas do processo de urbanização brasileiro e os impactos ambientais dele derivados.

Saiba mais

Sumário

Detalhes do livro