Esperança e medo, sentimentos que afligem nossos espíritos de diversas maneiras, se apresentam, neste livro, associados aos processos de transformação sociocultural que estamos vivendo. Os capítulos aqui reunidos trazem diferentes aspectos de tensões que anunciam os desafios da complexidade contemporânea, na qual sentir/pensar, viver/sobreviver, formular/responder, avançar/retroceder/prosseguir... se imbricam.
Textos que provocam pensar nas formas que a arte, como expressão do conhecimento, assume em um mundo ainda conformado pela confiança cartesiana. Como viver em um mundo cada vez mais urbanizado em espaços nos quais se aglomeram populações com demandas múltiplas? Como permitir o acesso dos sujeitos sociais ao esporte e ao lazer, à vida, com direitos iguais? Como tornar a escola, cujo arcabouço é intensamente homogeneizante, uma instituição que responda às necessidades de um mundo plural e diverso? Como confiar se as certezas científicas e o processo indefinido do conhecimento estão sendo profundamente questionados? Tais questões assumem o formato de um convite ao leitor para mergulhar nas páginas deste livro, fruto das reflexões oriundas de docentes e discentes do Programa de Pós-graduação em Mudança Social e Participação Política da Universidade de São Paulo.
Doutora em História, Professora Associada da Escola de Artes, Ciências e Humanidades/USP. Docente do Curso de Gestão Ambiental (EACH) e dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM) e de Mudança Social e Participação Política (PROMUSPP). Investiga temas e problemas do processo de urbanização brasileiro e os impactos ambientais dele derivados.
Saiba mais
Apresentação
Dossiê : “Tensões da arte e suas manifestações”
1. Receita de família: o método perfeito para uma pesquisa
2. Pedagogias de afeto: histórias de aprendizagem contadas com as mãos enfiadas na terra
3. Teatro como prática de alteridade e radicalidade em pesquisa: aportes desde o teatro verbatim
Dossiê: “Tensões urbanas”
4. Conhecimentos tradicionais e transformações socioespaciais: tensões em comunidades extrativistas no litoral nordeste brasileiro
5. Especulação fundiária, turistificação e comunidades tradicionais: um estudo comparativo da Colônia Z-13 (Copacabana – Rio de Janeiro-RJ) e Paraty Mirim (Paraty-RJ)
6. Aspectos institucionais da resiliência urbana em áreas vulneráveis à inundação: o caso do Jardim Santo André (Santo André-SP)
7. Agricultura e mudanças climáticas
Dossiê: “Tensões em torno do esporte e do lazer”
8. O acessório do amor: Antígona entre antagonismos e agonismos na Copa do Mundo do Catar
9. Manifestações práticas do esporte adaptado e paralímpico no processo de desenvolvimento da pessoa com deficiência
10. Esporte e lazer na cidade: a trajetória da municipalização de uma política pública federal no município de São Bernardo do Campo-SP
Dossiê: “Tensões em torno de saberes científicos e tradicionais”
11. Perspectivas teóricas do estudo da razão comunicativa em Jürgen Habermas
12. Economia política da ignorância: a difusão dos negacionismos científicos entre o capitalismo de vigilância e os regimes de pós-verdade
13. Ideologia racista e capitalismo no Brasil: uma crítica à interpretação institucionalista do racismo
14. Experimentações enteogênicas: devires no Santo Daime
Dossiê: “Tensões em torno da educação e de práticas educativas”
15. Violência nas universidades e vidas precárias – Diálogos a partir de The hunting ground
16. Estudos de gênero: ideologia, ciência e currículo escolar
Índice remissivo
Sobre os autores