Conhecimento para quê? Conhecimento para quem?

selo: Blucher Open Access | 2024 - 1ª edição

Sinopse

Duas mulheres negras, conectadas entre tempos, histórias e lugares distintos, apreciam suas jornadas acadêmicas com suas escrevivências que possibilitam desenhar e contornar um novo mundo. Eliane Almeida e Flavia Ribeiro viajam entre metrôs e vagões de trem. O pão de queijo com parmesão e o café quentinho, o cuidado no caminhar entre as pessoas para não derramar o líquido negro quente. Foi assim o trajeto para um dia feliz de partilha na USP Leste. Era a Primeira Jornada Acadêmica de Pesquisa do ProMuSPP.

Pós-graduandos de todos os lugares do Brasil, presencialmente ou online, participaram de diversas discussões com temas que muitas vezes pareciam fora da curva e que agora compõem este livro. Temas polêmicos, discussões acaloradas. Concordâncias e discordâncias. Afinal, é assim que se constroem a ciência e o bom debate.

O conhecimento de fato transforma e conseguimos responder à pergunta orientadora do congresso: conhecimento para quê? Conhecimento para encurtar distâncias, para descortinar os segredos, para criar soluções para os marginalizados. Conhecimento para quebrar paradigmas e construir novas epistemologias mais capazes de efetivamente aproximar a academia da vida.

Para além de um texto que inaugura uma possibilidade de mostrar o que se desenvolve no campus da EACH-USP – que ocupa espaço periférico importante na cidade de São Paulo –, é também a oportunidade de criar uma forma de expor a ciência: uma forma sensível e comprometida com a vida das pessoas.

Nos capítulos, vozes ecoam de modo visceral, pois carregam nas cacundas as marcas, senzalas, cicatrizes e proezas, que têm como espelho histórias vivas e reais das Marias Firminas, Beatrizes, Neuzas, Carolinas, Lélias, Marias e tantas outras que desafiam esse pacto egóico de modernidade. Pode a subalterna falar? Perguntou Spivak.

Pode, respondem Eliane Almeida e Flávia Ribeiro.

Sílvia Helena Zanirato

Doutora em História, Professora Associada da Escola de Artes, Ciências e Humanidades/USP. Docente do Curso de Gestão Ambiental (EACH) e dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM) e de Mudança Social e Participação Política (PROMUSPP). Investiga temas e problemas do processo de urbanização brasileiro e os impactos ambientais dele derivados.

Saiba mais

Jessica Rocha

Saiba mais

Sumário

Detalhes do livro