Interdisciplinaridade e pluralidade investigativa
A 15ª edição da Coletânea do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo (PROCAM) contempla distintas dimensões das ciências ambientais, como as disputas pela hegemonia em instâncias de participação social em áreas protegidas e unidades de conservação; a temporalidade dos programas de pagamento por serviços ambientais em áreas florestadas e sua eficácia na redução do desmatamento; as injustiças ambientais manifestas na exposição de populações a eventos pluviométricos; as limitações técnicas, financeiras e culturais de pequenos municípios para o enfrentamento de eventos climáticos; as inseguranças hídricas de populações que vivem em pequenas localidades; as potencialidades e fragilidades de programas públicos relacionados à agricultura urbana e os conflitos e contradições na proposta de cidade compacta, estabelecida no Plano Diretor Estratégico de São Paulo.Os textos não só problematizam essas diferentes dimensões socioambientais, como nos acercam dos desafios e das urgências de respostas às mesmas.
Doutora em História, Professora Associada da Escola de Artes, Ciências e Humanidades/USP. Docente do Curso de Gestão Ambiental (EACH) e dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM) e de Mudança Social e Participação Política (PROMUSPP). Investiga temas e problemas do processo de urbanização brasileiro e os impactos ambientais dele derivados.
Saiba maisProfessora Associada da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) desde 2005. Docente do Bacharelado em Gestão Ambiental e do Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política da EACH-USP. Docente e Ex-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (Instituto de Energia e Ambiente/USP). Participa do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do Instituto de Estudos Avançados. Trabalha com os temas governança da água, políticas públicas ambientais e saneamento básico.
Saiba mais