Em 2020 uma pandemia atravessou-nos de norte a sul e de leste a oeste do planeta, colocando-nos numa espécie de curso intensivo das relações entre sociedade, ambiente e cidadania. Tais relações se expressam em entendimentos sobre a origem da pandemia, da “enfermidade” do planeta, das ciências, do negacionismo, dos contágios, das mortes, das discriminações, da desfaçatez e do menosprezo, assim como em termos de solidariedade e senso de coletividade. Com o objetivo de tratar tais entendimentos e pensar em ações e mudanças necessárias, que permitam evitar a recorrente história de catástrofes socioambientais é que produzimos este livro. Nossa expectativa é promover nas/nos estudantes, a percepção de que as relações sociais estabelecidas e as ações desencadeadas nas dinâmicas da natureza, produzem a realidade socioambiental que nos envolve.
Professora Associada da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) desde 2005. Docente do Bacharelado em Gestão Ambiental e do Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política da EACH-USP. Docente e Ex-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (Instituto de Energia e Ambiente/USP). Participa do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do Instituto de Estudos Avançados. Trabalha com os temas governança da água, políticas públicas ambientais e saneamento básico.
Saiba maisProfessor Associado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo – EACH/USP. Engenheiro Metalúrgico com Mestrado em Engenharia Metalúrgica e Ciência dos Materiais, Doutor e Pós-Doutor em Planejamento Energético. Na Graduação da USP atua como professor no curso de Bacharelado em Gestão Ambiental da EACH. É professor dos seguintes programas de pós-graduação: Sustentabilidade, na EACH-USP; Mudança Social e Participação Política, o ProMuSPP, na EACH-USP; e Energia, no Instituto de Energia e Ambiente (IEE/USP). Linhas de pesquisa: planejamento energético e ambiental, adaptação e mitigação das mudanças climáticas, redução de pobreza via acesso à energia, geopolítica da energia, história da energia, energia e sustentabilidade. Revisor contumaz de relatórios do IPCC. Participou de diversas delegações oficiais do Brasil nas COP da UNFCCC. Em 2019 e 2020, atuou como Prof. Dr. Visitante, respectivamente, nas universidades de Maryland, nos Estados Unidos, e de Melbourne, na Austrália.
Saiba maisProfessora e orientadora de graduação e pós-graduação na EACH-USP e no PROCAM-USP. Tem especialização em Gestão de Áreas Protegidas pela Università degli Studi di Bologna (Itália), bem como mestrado e doutorado em Ciências Ambientais na USP e University of East Anglia (Reino Unido), respectivamente. Atua na interface entre a conservação biológica e o desenvolvimento local, investigando especialmente os determinantes econômicos, psicológicos e ambientais do uso, da conservação e da restauração de recursos naturais por populações indígenas e rurais habitantes de áreas naturais. É editora associada de revistas internacionais na área.
Saiba maisProfessora Associada da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP) desde 2005. Docente do Bacharelado em Gestão Ambiental e dos Programas de Pós-Graduação em Modelagem de Sistemas Complexos (EACH), Interunidades em Ecologia Aplicada (ESALQ/CENA) e Ciência Ambiental (PROCAM). Atua nas áreas de Ecologia Humana e governança de sistemas socioecológicos florestais, bem como na interface entre ciência, políticas públicas e conhecimento ecológico local. Lead author no levantamento global da Plataforma Intergovernamental para a Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos: (IPBES). Líder do grupo de pesquisa em Governança Florestal (GFF-USP).
Saiba maisPesquisadora de pós-doutorado do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo (USP). Professora Colaboradora do Bacharelado em Gestão Ambiental e Ciclo Básico da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP) em 2020 e 2021. Integra os grupos de pesquisa em Governança Florestal (GFF-USP), Conservação e Gestão de Recursos de Uso Comum, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e do Laboratório de Ecologia Humana (LEHMA-UNICAMP). Tem se dedicado às áreas de Gestão e Conservação de Recursos Naturais Comuns, Ecologia Humana e Etnoecologia.
Saiba maisGeógrafo (bacharel e licenciado pela USP). Professor Associado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades/USP. Docente do Curso de Gestão Ambiental (graduação) e dos Programas de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política (EACH-USP) e Geografia Humana (FFLCH-USP). É autor, entre outros, do livro ‘O que é Natureza’ (Col. Primeiros Passos, Ed Brasiliense). Temas de atuação e investigação: geografia, abordagens integradas (socioambientais), sociedade/ambiente, educação ambiental, epistemologia e história da geografia e das ciências sociais.
Saiba maisProfessora Associada da Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH-USP) da Universidade de São Paulo. Docente do Bacharelado em Gestão Ambiental, Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade (PPgSUS) e Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM). É líder do Núcleo de Pesquisa em Organizações, Sociedade e Sustentabilidade (NOSS). Atualmente é Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade (ANPPAS – 2019-2023). Doutora em Ciência Ambiental pelo Programa de Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo (PROCAM-USP). Doutora em Administração pela Escola de Administração de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAESP-FGV). Mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Contabilidade e Administração USP (FEA-USP). Graduada em Administração (PUC-MG) e Pedagogia (IEMG).
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DEDICATÓRIA
AGRADECIMENTOS
APRESENTAÇÃO
1.1 Introdução
1.2 O surgimento da covid-19
1.3 Outras pandemias na história
1.4 Razões que explicam o aumento na frequência de epidemias
1.5 A Amazônia pode se tornar novo epicentro do surgimento de pandemias?
1.6 A Mata Atlântica como um importante centro de emergência de zoonoses
1.7 O que podemos fazer para prevenir a próxima pandemia?
1.8 Questões para aprofundamento e discussão em grupo
2.1 Introdução
2.2 O crescimento da população humana
2.3 As curvas exponenciais da atividade humana e da resposta do sistema planetário
2.4 O Antropoceno
2.5 As fronteiras planetárias
2.6 Crise planetária e a pedagogia da Pandemia de covid-19
3.1 Introdução e macro contextualização
3.2 Mudanças climáticas e a Pandemia de covid-19: A Crucialidade temporal e o Brasil neste contexto
3.3 Fundamentação científica a respeito das mudanças climáticas: origem, causas e impactos
3.4 Impactos na produção e no consumo de energia associáveis à Pandemia de covid-19
3.5 A redução na emissão de CO2 à atmosfera devido à Pandemia de covid-19
3.6 O Brasil como o único país relevante quanto a emissões de GEE que, mesmo durante a vigente Pandemia de covid-19, registrou aumento em tais emissões: O papel do desmatamento na Amazônia neste contexto
3.7 As energias renováveis como trunfo para que o antigo normal não se reestabeleça plenamente
3.8 Discussão e considerações finais
4.1 O contexto e o lugar dessa discussão na edição especial de SMC, pandemia de 2020/22
4.2 A importância da política e suas origens remotas
4.3 Das origens modernas às contemporâneas da ‘política’
4.4 Outra cartografia do mundo político é possível: a política para além do Estado Nacional
4.5 Novo Mundo, Nova Política: Desnorteada, Plurinacional, com Novos Contratos e Direitos (Socais e Naturais)
4.6 Latinoamerica: La tierra no se vende/ Aqui se respira lucha
5.1 Introdução
5.2 Como chegamos ao Antropoceno?
5.3 Que vestígios estamos deixando nessa Era?
5.4 Qual a mágica para transformarmos a realidade?
5.5 Quais caminhos possíveis diante das contradições do Plástico?
5.6 Para finalizar
6.1 Desafios de categorização
6.2 Desafios de gestão no território
6.3 Desafios em territórios desiguais
6.4 Pontos para discussão
6.5 Questões sugeridas para debate
6.6 Vídeos complementares
6.7 Publicações sugeridas para aprofundar os temas tratados
7.1 Introdução
7.2 Sindemia
7.3 A pandemia no contexto brasileiro
7.4 Pandemia? Sindemia?
7.5 Sindemia? Um olhar para a metrópole paulista
7.6 Considerações finais
8.1 Introdução
8.2 A Governança Disruptiva do Governo Federal face à covid-19
8.3 Movimentos antivacina e negacionismo em escala planetária
8.4 Aterrissando – as injustiças no território
8.5 Palavras finais
Agradecimentos
9.1 Introdução
9.2 Dois fundamentos econômicos importantes
9.3 Mudanças em Sistemas Socioecológicos Complexos
9.4 A Economia do Século XXI
9.5 Concluindo
Agradecimentos
SOBRE OS AUTORES