O presente livro oferece uma introdução à evolução histórica do design, no Brasil e no mundo. A tarefa é grande e cabe enfatizar que constitui uma abordagem apenas inicial, uma introdução a uma área de estudo vasta e ainda pouco explorada. Cada capítulo e cada tópico dariam (como já deram alguns) outros tantos livros e nenhum volume poderia dar conta de todos os aspectos de um tema tão rico, complexo e variado. A obra privilegia as grandes tendências sociais e culturais que condicionaram o desenvolvimento do design, trata-se nesse sentido, de uma história social do design.
Rafael Cardoso é escritor e historiador da arte. Seu mais recente livro é A arte brasileira em 25 quadros (1790-1930) (Record, 2008). Entre seus trabalhos principais de não-ficção estão os livros: O design brasileiro antes do design (Cosac Naify, 2005), Uma introdução à história do design (Edgard Blücher, 2008, 3. ed.) e Art and the academy in the nineteenth century (Manchester University Press & Rutgers University Press, 2000). Na ficção, sua produção inclui os livros.
Saiba mais
1 - Introdução
História e design
A natureza do design
2 - Industrialização e organização industrial, séculos 18 e 19
Revoluções industriais e industrialização
Primórdios da organização industrial
Expansão da organização industrial
3 - Design e comunicação no novo cenário urbano, século 19
Formação da comunicação visual moderna
A imagem e a fotografia
O design na intimidade
O design na multidão
4 - Design, indústria e o consumidor moderno,1850-1930
Design e reformismo social
Consumo e espetáculo
O império dos estilos
O advento da produção em massa
5 - Design e teoria na primeira era modernista,1900-1945
Design e nacionalismo
O vanguardismo europeu e a Bauhaus
A prática do design entre as guerras
Design, propaganda e guerra
6 - O design em um mundo multinacional, 1945-1989
Indústria e sociedade no pós-guerra
O designer e o mundo das empresas
A tradição modernista e o ensino do design
O design na era do marketing
Design na periferia
7 - Os desafios do design no mundo pós-moderno
Pós-modernidade e a perda das certezas
O design na era da informação
Design e meio ambiente
O designer no mercado global