Um fato por muitos desconhecido: em 1880, na cidade de Campos (RJ), foram instalados os primeiros filtros rápidos aplicados em abastecimento público em todo o mundo. 0 emprego desses filtros havia sido proibido em seu país de origem, a Inglaterra. Esse exemplo ilustra uma característica dos engenheiros sanitaristas brasileiros desde aquela época: o interesse e a abertura para novas ideias e tecnologias.
Uma segunda onda inovadora ocorreu a partir da década de 70, com o Plano Nacional de Saneamento. A construção de centenas de novas instalações possibilitou a aplicação de novos conceitos de tratamento de água, mesmo quando alguns estavam ainda em desenvolvimento e pesquisas nos laboratórios das universidades, tais como decantação laminar, filtração em taxas declinantes etc.
Este livro expõe o conhecimento, a experiência e os critérios dos autores no projeto de centenas de estações de tratamento, acompanhando a evolução da arte e da ciência do tratamento de água nas últimas décadas. Oferece algumas inovações técnicas desenvolvi-das pelos autores, jamais publicadas em qualquer livro, como a floculação em meio poroso e em malhas ou grades. Inclui exemplos de cálculo, com demonstração a nível suficiente para a sua compreensão, sendo os mais complicados solucionados passo a passo, de modo a permitir a sua correta repetição a outras condições de projeto.
Carlos A. Richter tem 39 anos de experiência em todas as fases de projeto de sistemas de água potável, incluindo estudos preliminares, pesquisas e estudos em planta piloto, projetos, construção e operação, com mais de cem estações de tratamento, com projeto de sua autoria, construídas e operando no Brasil e outros países da América Latina.
Saiba maisEngenheiro Civil e Sanitário. Catedrático da Universidade de São Paulo. Membro do Corpo de Especialistas da O.N.U., Engenheiro Consultor.
Saiba mais
1 - O tratamento de água
2 - Considerações gerais sobre o projeto de tratamento de água
3 - Características da água
4 - Aeração e arejamento
5 - Projetos de unidades de mistura rápida
6 - Mistura rápida em vertedores retangulares
7 - Floculadores
8 - Floculadores de pedras: experiências em filtro piloto
9 - Floculação em malhas
10 - Projetos racional de decantadores
11 - Dispositivos de entrada e saída de decantadores
12 - Filtros rápidos de gravidade