Este livro, feito em colaboração com o Instituto Samuel Murgel Branco (ISMB), traz um apanhado satisfatório da história do saneamento, que, desde o longínquo tempo das primeiras civilizações até os dias atuais, é bastante rica e possibilita que diversos trabalhos sejam escritos sobre ela. O que o leitor encontrará aqui não é uma linha do tempo completa da trajetória do saneamento pelos caminhos que desembocaram em seu atual sistema; algo assim seria impossível de realizar em tão poucas páginas. Ademais, o objetivo principal desta obra, desde o início, foi outro: realizar um trabalho de descortinamento de apenas alguns fatos marcantes da história do saneamento, bem como da íntima relação deles com a saúde pública.
Em 1997, foi publicado o livro Fatos históricos do saneamento, que serviu de base e de impulso para a escrita deste. Histórias do saneamento visa realçar o quão importante é o desenvolvimento do saneamento para que as pessoas tenham uma qualidade de vida elevada e para que a cidade seja “saudável”, conceito cuja adoção aqui é defendida.
O fato de a relevância do saneamento nem sempre ser reconhecida em sua real dimensão é um problema que pode começar a ser resolvido com atenção a aspectos fundamentais que este livro aborda e que serão explanados já em seu prefácio. Em suma, a grande esperança com a publicação desta obra é que ela esclareça questões importantes que tangem não somente o sistema de saúde pública, mas também o de gestão e técnicas de defesa ambiental.
Aristides Almeida Rocha, professor titular da USP, ex-diretor da Faculdade de Saúde Pública e professor emérito, mestre e doutor pelo Instituto de Biociências da USP, com bolsas de estudo da OMS e de pós-doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), estagiou e visitou laboratórios da Environmental Protection Agency (EPA), nos Estados Unidos, e do Institut National de Recherche Chimique Appliqueé (IRCHA), na França, além de outras instituições. Como consultor e assessor da OPS/OMS, do BID, da United Nations Industrial Development Organization (Unido), e de outras entidades nacionais, desenvolveu missões no exterior, percorrendo vários países, e em todo o território nacional. Possui inúmeros trabalhos técnico-científicos publicados em revistas e apresentados em congressos, além de livros, destacando-se: “Do lendário Anhembi ao poluído Tietê”, “O problema dos agrotóxicos no ambiente”, “O oceano em crise”. “Reflexões de um biólogo”, “Ciências do ambiente, saneamento e saúde pública”, e “Fatos históricos do saneamento”. Em coautoria com o Prof. Samuel Murgel Branco, publicou Poluição, proteção e usos múltiplos de represas (em fase de reedição) e Elementos de ciências do Meio Ambiente; e, com este autor e com a Profa. Ivane Padilha de Soeiro Rocha, Ecologia (Manual do Professor e Manual do Aluno) 5a a 8a séries do 1o grau. Para a Editora Atheneu, editou, com os Profs. Chester Luiz Galvão Cesar e Helena Ribeiro, o livro, já na 2a edição, Saúde Pública: Bases Conceituais, e participou do capítulo “Saúde Ambiental e Ocupacional”.
Saiba mais
Prefácio
1. Introdução: o homem e a natureza
2. A água e o esgoto nas antigas civilizações
3. A evolução do tratamento dos esgotos sanitários através dos tempos
4. A água e o esgoto sanitário em Roma
5. Água, saneamento e saúde pública: da Idade Média aos tempos atuais
6. Registros sobre água, saneamento e saúde pública no Brasil
7. Fatos pitorescos na história do saneamento em São Paulo
8. O advento do Plano Nacional de Saneamento – PLANASA no Brasil
9. O saneamento em São Paulo antes, durante e depois do PLANASA
10. A evolução dos planos de tratamento dos esgotos sanitários na Região Metropolitana de São Paulo
11. O gerenciamento da água atualmente no Brasil
12. Necessidade do reúso da água
13. Produtos químicos e reagentes utilizados no tratamento da água ao longo dos tempos
14. Os banhos de piscinas e o termalismo
15. Disposição e tratamento de lixo desde a Antiguidade
16. A importância de uma legislação pertinente
17. A Faculdade de Saúde Pública e a CETESB no contexto do saneamento e do meio ambiente
Bibliografia
O autor