Uma abordagem para principiantes
O principal objetivo desta coletânea de 25 roteiros, com mais de cem experimentos, destinados a alunos que estejam cursando disciplinas de química experimental no ensino médio ou no primeiro ano universitário é apoiar a aprendizagem de princípios fundamentais da química, mediante a observação e interpretação de fenômenos químicos. A maioria dos experimentos é realizada em tubos de ensaio, de maneira que o aluno possa criar e perceber os fenômenos químicos com facilidade, direcionando sua atenção prioritariamente para o fundamento do experimento.
Na elaboração dos roteiros respeitamos o princípio da economia, com o objetivo de facilitar a realização dos experimentos em escolas e universidades com escassez de recursos, e dedicamos muita atenção aos aspectos de segurança. Embora as quantidades dos resíduos potencialmente perigosos produzidos em nossos experimentos não possam criar maiores danos ao meio ambiente, julgamos oportuno incluir informações sobre a disposição de resíduos em todos os roteiros, contribuindo dessa maneira ao processo educativo de conscientização ambiental.
Natural da Alemanha, é doutor em Química pela Universidade de Stuttgart desde 1965. Possui 38 anos de experiência docente, sendo Professor da Área de Química Inorgânica do Instituto de Química da Universidade de Brasília, nos cursos de graduação e pós-graduação, desde 1974. Tem orientado estudantes de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado e possui diversos artigos científicos publicados, sendo os mais relevantes nas áreas de química inorgânica preparativa (química dos elementos boro e silício, química de coordenação de pseudohaletos), aproveitando de recursos minerais e aplicações da espectometria no infravermelho.
Saiba maisNatural do Rio de Janeiro, RJ, bacharelou-se em Química em 1985, concluiu o mestrado em Química Orgânica em 1990 e o doutorado em Físico-Química em julho de 2003, todos os cursos pela Universidade de Brasília (UnB). Possui 13 anos de experiência docente, sendo professora da àrea de Química Orgânica do Instituto de Química da UnB desde 1994. Atualmente é pesquisadora na área de Síntese Orgânica e Química Computacional.
Saiba mais
Instruções de segurança, XI
Principais materiais e equipamentos utilizados no laboratório químico, XVII
1. Dissociação eletrolítica e condutividade elétrica
2. Migração de íons em um campo elétrico
3. Estudo qualitativo de equilíbrios químicos
4. Estudo de termoquímica: processos exotérmicos e endotérmicos
5. Estudo da velocidade de reações químicas
6. Estudo de catálise: decomposição catalítica de peróxido de hidrogênio
7. Estudo de ácidos e bases em meio aquoso
8. Estudo de reações de oxidação-redução em meio aquoso
9. Oxigênio e combustão
10. Pilhas eletroquímicas
11. Processos eletrolíticos
12. Reatividade de metais
13. Estudo de um não metal: enxofre
14. Estudo de propriedades físicas de líquidos, Parte I: densidade, miscibilidade e viscosidade
15. Estudo de propriedades físicas de líquidos, Parte II: tensão superficial, capilaridade e índice de refração
16. Cromatografia a em camada delgada
17. Identificação de polímeros sintéticos
18. Análise de bebidas
19. Estudo de detergentes
20. Síntese orgânica
21. Aromas e fragrâncias
22. Síntese de polímeros: poliéster (Gliptal) e poliamida (náilon 6,6)
23. Síntese de corantes e tingimento de tecidos
24. Síntese de compostos inorgânicos
25. Pigmentos inorgânicos