Este é um livro de vulcânica revolução. Aqui, mais do que uma crítica ao trabalho pedagógico tradicional, encontramos uma profunda reflexão sobre como ser capaz de aproveitar os diversos eixos de interesse das crianças e dos/das jovens e concatená-los em um modelo de ensino.
Ao buscar interface com conceitos de outras áreas, o autor apresenta como trabalhar em um ambiente sempre em beta e sempre propositivo, capaz de aglutinar as inclinações e as sugestões das alunas e dos alunos do mesmo modo que engloba teorias e conceitos validados de pesquisadores, de pesquisadoras, de autoras e de autores renomados.
Docente desde 1998, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, é especialista em estudos das linguagens, educação de jovens, produção escrita e desenvolvimento criativo. Atua desde o Ensino Fundamental II até pós-graduações, passando por cursos livres e MBAs. É coordenador da iniciativa educacional REescola, que propõe abordagens diferenciadas para o ensino, atuando na formação de professores e na oferta decursos e oficinas. É autor do livro “Redação para o ENEM: o que você precisa saberpara escrever melhor” (Blucher, 2019).
Saiba mais
Prefácio
1. Uma busca por pais ideais
2. O novo contexto dos computadores: multimídia, hipermídia, internet e web
3. Por que seus filhos ou filhas não são imbecis
4. Um diálogo com jane McGonigal
5. A série da Srta. Peregrine
6. Singularidade e a construção de uma educação singularizante
7. As vantagens de ser invisível, controles de videogame e o empoderamento
8. Games
9. Séries
10. Animês, não apenas “desenhinhos japoneses”
11. Netflix
12. TED
13. Lucy, Frankenstein, Sara e a liberdade para desenvolver talentos diferenciados
14. O diabo veste prada: uma apologia do transitar
15. Suzumura Rio e a nova Távola Redonda
16. O metamétodo e a preparação de oficinas de cultura: linguagem, metalinguagem, sentidos profundos e recomposições
17. O.P.E.R.A.S.: Oficinas de Produção Extraordinária, Randômica e Alternativa e Singular – Um modelo de trabalho
18. Para uma lupinogogia em preto e branco
19. A perspectiva da valorização e da positivação
Agradecimentos