É fácil encontrar casas e ambientes inadequados ao clima local e aos usuários, assim como cidades com problemas urbanísticos que se arrastam. Em tais casos, o planejamento adequado abre espaço para o trabalho corretivo do arquiteto.
Este livro estuda aspectos práticos do ambiente construído ou a se construir, sem deixar de lado os sonhos e a criatividade do projetista. Esta obra pode orientar tanto o profissional calejado como o estudante e o estagiário, incentivando-os a valorizarem o esboço visto como ponto de partida para o projeto – não somente aqui, mas também nos escritórios modernos –, antes de ele seguir para a representação digital.
A obra começa com o ABC do desenho à mão livre, aponta alternativas concretas de adaptação da construção ao ambiente e discute o papel do arquiteto na sociedade atual e naquela com que todos sonhamos. Há ainda um capítulo em que se exemplifica a concepção inicial de vários projetos, desde seus primeiros rascunhos e ideias até suas fases finais de desenvolvimento.
Gildo Azevedo Montenegro é Arquiteto, Professor e Desenhador; ele tem curso de Especialização em Expressão Gráfica e ensinou desenho nos cursos de Arquitetura e de Desenho Industrial na Universidade Federal de Pernambuco; é autor de vários livros e tem ministrado cursos em vários estados do Brasil. Publicou trabalhos em simpósios e em revistas nacionais e em Portugal. Sua linha atual de estudos é o desenvolvimento da mente, misturando inteligência, aprendizagem, intuição e criatividade.
Saiba mais
Apresentação
Agradecimentos
Créditos
Introdução
Conteúdo
Capítulo 1
ESBOÇO, CROQUI ou DESENHO RÁPIDO À MÃO LIVRE
- Uso do lápis
- Texturas gráficas
- Para que desenhar
- Apêndice
capítulo 2
ALTERNATIVAS NO PROJETO
- O projeto na mente e no monitor
- Dois e três cérebros
- Concepção e projeto
- Nasce o projeto
- A edificação e suas partes
VARIÁVEIS NO PROJETO
- Sol e ventos
- A água na superfície
- Cobertas
- Iluminação natural e artificial
- Escadas
- Ponto focal
- Juntando o Novo ao Existente
- O acesso
- Estacionamento
- Paisagismo
- O Conjunto Sanitário
- Tubulação
- Ruídos
Capítulo 3
COMO NASCE O PROJETO
- 5 exemplos
Capítulo 4
A FALA E O FATO
- Ensino de Projeto
- Metodologia
- Criatividade
- Organização
- Tropeços evitáveis
Capítulo 5
O ATELIÊ DO ARQUITETO
- O cliente
- Fases do projeto
- Tarefas
Capítulo 6
PARA QUE SER ARQUITETO/A?
- Em busca de...
Leituras complementares
Sobre o autor
Colaboradores