A simbiose entre o mundo físico e suas representações digitais (por meio de dados, parâmetros e modelos) permeia todos os campos da cultura e da produção contemporânea. Na área do patrimônio arquitetônico e urbanístico, não poderia ser diferente, e diversas tecnologias digitais têm sido empregadas para documentar, representar, interpretar, gerenciar e divulgar sítios arqueológicos, bens arquitetônicos individuais ou conjuntos urbanísticos.
Nesse contexto, o livro Patrimônio 4.0 mergulha no universo de transformações digitais e de comunicação conectada à Internet a fim de indicar potencialidades e abrangências de múltiplas tecnologias na valorização, preservação e conservação de sítios históricos e bens culturais. Com conceitos precisos, apresentações de aplicações e análises críticas das potencialidades tecnológicas face à gestão e à conservação do patrimônio, o livro traz uma leitura interessante ao público em geral e um guia de estudos para arquitetos, historiadores, restauradores e críticos que atuam no campo do patrimônio cultural.
Na certeza de uma boa leitura,
Prof. Dr. Márcio Minto Fabrício
Instituto de Arquitetura e Urbanismo
Universidade de São Paulo
Doutor em Construção Civil. Professor Adjunto do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Goiás (UFG). Pesquisador e coordenador do Laboratório do Ambiente (LabAm). Desenvolve pesquisas sobre Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Conforto Ambiental e Inovação na Construção Civil.
Saiba mais
Sobre os autores