Iniciar um trabalho na área acadêmico-científica nem sempre é tarefa fácil. Escolhidos o tema e o professor orientador, que caminho seguir? Quais os cuidados necessários ao se fazer a pesquisa? Como otimizar tempo e esforços na coleta de dados/informações? Por que ter um cuidado especial com o texto? O que fazer para garantir a qualidade do texto? Quais são as normas técnicas de citação e referências a serem seguidas, de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)? Depois de apresentado o trabalho à Banca Examinadora, como publicá-lo por uma Editora?
Este livro responde a essas e a muitas outras indagações, tendo como foco central oferecer subsídios que permitam ao aluno aplicá-los na produção de um trabalho acadêmico-científico com o rigor da qualidade exigível, mas sem as dificuldades que muitos costumam enfrentar por não disporem de ferramentas adequadas.
Leitura indispensável para alunos de graduação e pós-graduação, futuros mestres e doutores que são brindados com a primeira parte do livro em que a reconhecida professora Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, faz uma abordagem reflexiva acerca do cenário do ensino jurídico no País.
Pós-graduada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing em Comunicação Empresarial, com graduação em Jornalismo e em Ciências Jurídicas. Editora de desenvolvimento, redatora, copidesque e revisora com experiência em editoras universitárias e fundações. Também atua na área acadêmica, realizando a correção e padronização de teses e dissertações, bem como projetos de periódicos científicos.
Saiba maisPós-graduada pela Fundação Dom Cabral em Gestão empresarial, com graduação em Jornalismo. Editora de desenvolvimento com mais de 15 anos de atuação como sócia fundadora da Know-How Editorial, empresa prestadora de serviços editoriais para editoras universitárias das áreas Jurídica, Administração e Negócios, Medicina, Engenharia, Arquitetura e Design.
Saiba maisPós-graduada pela CBL/FIA em Mercado Editorial Brasileiro, com graduação em Jornalismo. Editora e redatora com mais de 20 anos de experiência editorial, contratada pela Blucher como editora de desenvolvimento de livros técnico-científicos. Atua na área acadêmica, proferindo palestras sobre o mercado editorial e a produção e publicação de teses e dissertações.
Saiba maisDoutora e Livre-Docente pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Professora-Associada do Departamento de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Diretora Nacional (Região Sudeste) do Instituto Brasileiro de Direito de Família-IBDFAM. Ex-Procuradora Federal.
Saiba mais
PARTE I Estudo do ensino jurídico
1 - Ensino jurídico no Brasil: desafios para o conteúdo de
formação profissional
2 - Ensino do Direito: dos primórdios à expansão pelo setor privado
3 - Ensino jurídico e OAB: a questão posta em debate
4 - Pós-graduação: o mestrado profissionalizante e o mestrado interinstitucional (a armadilha do mestrado profissionalizante)
PARTE II Redação, revisão, normalização e publicação
1 - Modalidades de produção de conteúdo acadêmico-científico
2 - Redação de texto acadêmico-científico
2.1. Planejamento e organização de originais
2.2. Estilo de texto e credibilidade
2.3. Destaques no texto
3 - O processo de revisão
3.1. Revisão: processo contínuo
3.2. Revisão eletrônica: ferramentas auxiliares do Word
3.3. Revisão final
4 - Normalização: a metodologia aplicável
4.1. Introdução.
4.2. Formatação no aplicativo Word
4.3. Estrutura do trabalho acadêmico (NBR 14724/2005)
4.3.1. Elementos pré-textuais
4.3.2. Elementos textuais
4.3.3. Elementos pós-textuais
4.3.4. Tratamento para os elementos pré-textuais
4.3.5. Tratamento para os elementos textuais
4.3.6. Tratamento para os elementos pós-textuais
4.3.7. Algumas padronizações a serem consideradas na produção do texto
4.4. Citação (ABNT NBR 10520/2002)
4.5. Sistema de chamada de referências nas citações
4.5.1. Sistema numérico
4.5.2. Sistema autor-data
4.5.3. Sistema nota de rodapé
4.6. Sistema de notas de rodapé de referências em textos jurídicos
4.7. Referências (ABNT NBR 6023/2002)
4.8. Encadernação/depósito
4.9. Agendamento e defesa do estudo acadêmico
5 - A publicação do texto jurídico no Brasil:
um mercado editorial concorrido
5.1. Um histórico do mercado editorial jurídico
5.2. Qual é o mercado de teses e dissertações?
5.3. Como publicar o primeiro livro jurídico
5.4. Formas alternativas de publicação
5.5. Direitos autorais