R$ 103,00
ou até 2x de R$ 51,50
Este livro oferece uma visão de conjunto de dois grandes territórios da psicopatologia psicanalítica: o sofrimento neurótico e o não neurótico. Procura contribuir para a formação do psicanalista, entendida como processo por meio do qual a teoria estudada é metabolizada e apropriada numa relação visceral e indissociável do fazer clínico. Teoria e clínica se iluminam reciprocamente: os anos de experiência da autora têm mostrado que, sem clínica, a teoria é letra morta; sem teoria, a clínica é uma aventura arriscada.
Saiu na imprensa:
- Valor Econômico: "Neurose e Não neurose"
É psicanalista, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Doutora pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Em 2015, foi laureada com o Prêmio Durval Marcondes no XXV Congresso Brasileiro de Psicanálise pelo trabalho Contribuições para uma teoria sobre a constituição do supereu cruel.
Publicou pela Blucher Diálogos sobre a clínica psicanalítica (2016), Neurose e não neurose (2ª edição, 2019), Novos diálogos sobre a clínica psicanalítica (2019), Transferênciaecontratransferência (2ª edição, 2020), A posteriori, um percurso (2020) e Notas sobre a aptidão à felicidade (2023).
Introdução
Parte I
Neurose e não neurose
1. Psicopatologia psicanalítica: notas críticas
2. A escuta analítica
3. Neurose e não neurose: estrutura psíquica
4. Neurose e não neurose: psicogênese
5. Neurose e não neurose: da clínica à teoria
Parte II
Não neurose: prospecções
6. Barulho. Silêncio. Trabalhando com os ecos da pulsão de morte
7. Figuras e destinos do sofrimento não neurótico
8. Compulsão a comprar
Parte III
A não neurose e o contemporâneo
9. Miséria simbólica e sofrimento não neurótico
Figuras
Referências