A diferença transcendental em W. R. Bion
O vinho de safra especial demanda muitos anos para revelar a complexidade dos seus aromas e delicados nuances. Este é um livro escrito recentemente, no entanto, a partir da experiência de cinquenta anos de estudo da obra de W. Bion, no qual os autores estão entrelaçados de tal forma que já não sabemos onde lemos Bion ou Chuster leitor de Bion. O psicanalista é brindado com um texto que é em si uma linguagem de alcance psicanalítico, da qual saímos transformados pela leitura, e não sabemos ao certo como isso aconteceu, pois nos convoca na intimidade de nossas emoções e pensamentos ainda não pensados. O encantamento continua a cada capítulo de um texto experiência: erudito, rigoroso, criativo, complexo e poético.
Médico psiquiatra e psicanalista, bacharel em Filosofia, mestre em Educação do Ensino Superior, Doutor em Psicologia Médica, Membro da Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro (SPRJ), filiado ao IPA, e do New Port Psychoanalytical Institute, Irvine, Califórnia. Membro honorário do Instituto W. Bion, Porto Alegre. Coordenador de grupos de estudos sobre a obra de Bion desde 1985. Atualmente coordena grupos de estudos no Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Campinas, São Paulo, Fortaleza, Uberaba, Uberlândia e Los Angeles. Mantém seminário aberto no Instituto W. Bion em Porto Alegre. Autor de diversos livros sobre a obra de W. R. Bion, destacado-se os dois volumes de Novas Leituras (1999 e 2002), Diálogos psicanalíticos sobre W. R. Bion (1996), Cadernos de Bion I e II, as Sete invejas capitais (também em espanhol), a Obra complexa (também em espanhol), Capacidade negativa: um caminho em busca da luz, Simetria e objeto psicanalítico, InFidelidade e traição, As questões essenciais da psicanálise em W. R. Bion (1989). Tem publicado em inglês A Lonesome Road e Language of Psychoanalytical Range. No prelo: Bion’s transformations and expansions pela Taylor & Francis.
Saiba mais
Introdução
1. Linguagem de alcance psicanalítico – Uma diferença transcendental: um diálogo com Meg Harris Williams
2. Capacidade negativa: um conceito fundamental na vida de um psicanalista
3. O longo alcance da psicanálise: um ensaio curto sobre a memória do futuro
4. A teoria do pensar e a memória do futuro em W. R. Bion: traços de uma futura revolução no pensamento psicanalítico
5. Sonhar o futuro com licença poética
6. Cem anos da Semana de Arte Moderna 1922/2022: do efeito apotropaico ao ato antropofágico e a técnica apofática
7. Sobre possessividade
8. A personalidade irascível: considerações sobre o splitting entre o gênio e o temperamento
9. Um inevitável choque entre linguagens: cartesianismo versus complexidade ou linguagem de substituição versus linguagem de alcance psicanalítico
10. A complexidade e a clínica psicanalítica
11. O ponto ômega
12. Entre memórias do passado e memórias do futuro
13. A clínica em Bion: uma clínica da complexidade
14. Os três princípios de vida
15. Evidência: uma releitura
16. Reverência e temor reverencial: releitura e comentários
17. W. R. Bion 1979 – Como tornar proveitoso um mau negócio: tradução comentada
Referências