O século XXI, conhecido como o século da mente, trouxe diversos avanços significativos, entre eles, os recursos tecnológicos que resultaram numa maior compreensão acerca do ser humano, em especial o funcionamento do cérebro e da mente. Algumas teorias surgiram e foram cruciais para trazer uma nova forma de relacionar a mente à fala, ao comportamento, à percepção e à motivação humana. Surge, então, a neurociência do consumo, que conecta a neurociência com o comportamento do consumidor, assim como outras novas subáreas, por exemplo: a neuroestética, que investiga o efeito da arte no cérebro; o neuromarketing, que traça a relação entre as peças de comunicação e a mente; e o foco deste livro: o neurodesign.
A obra aborda a interação entre a neurociência, em especial, os métodos neurofisiológicos, e as técnicas advindas e muito utilizadas dentro da medicina e que vêm sendo inseridas no processo criativo no design. Para isso, foi levantado o estado da arte, traçando-se uma ordem cronológica dos principais eventos, destacando os casos que ilustram a inserção nas mais diversas áreas do mercado, como beleza, moda e design. O livro questiona e convida o leitor a refletir sobre o quanto as técnicas ainda podem ser desbravadas em muitas outras áreas.
Saiu na imprensa:
- Podcast Design e Criatividade com Leo Becker: Fala Colega #118 @ Sarah Soler
Atua há mais de 15 anos no mercado de moda e design, com passagem pelas principais marcas de moda como Bo.Bô, Adriana Degreas, Cris Barros, Carlos Miele, entre outras. No design, atuou por mais de 3 anos diretamente como head de Novos Negócios na consultoria de marca e estratégia A10 Design, filial da GLBA no Brasil, com projetos de marcas nacionais e internacionais, como Café Pelé, Ypê, Mundiale, Jontex, Melitta, 3M, Hospital Albert Einstein, CVC Corp., Green, Caterpillar etc.
Graduada em Design e Moda pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM, 2013). MBA em Marketing pela Universidade de São Paulo (USP, 2019). Mestra pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (2021), cuja pesquisa focada no uso da neurociência no design, sobretudo nos processos criativos, originou esta obra. Coordenadora e docente dos cursos de Pós-graduação em Moda e Design na Faculdade Unyleya. Docente no Instituto Europeo di Design (IED – São Paulo). Atualmente, em um novo momento profissional, dedica-se à realização de um sonho: é graduanda em medicina e segue com pesquisa acadêmica na área da neurociência, com foco em bioimpressão de tecidos e órgãos na medicina regenerativa.
Introdução
Capítulo 1 - Breve histórico da neurociência
Capítulo 2 - Neurociência do consumo
Capítulo 3 - Neuroestética: arte e ciência
Capítulo 4 - Neurodesign: o uso da neurociência no processo criativo de design
Capítulo 5 - Neurofisiologia aplicada à moda
Capítulo 6 - Mercado da beleza: solo fértil para o neurodesign
Capítulo 7 - Considerações finais
Referências
Webgrafia