Em Sobre ter certeza, o neurologista Robert A. Burton desafia as noções de como pensamos sobre o que sabemos. Ele mostra que o sentimento de certeza que temos quando nós “sabemos” alguma coisa vem de fontes que estão além do nosso controle e conhecimento. De fato, em vez de uma evidência ou fato, a certeza é uma sensação mental. Como esse "sentimento de saber" parece uma confirmação de conhecimento, nós tendemos a pensar nisso como um produto da razão. Mas um número cada vez maior de provas sugere que sentimentos como a certeza derivam de áreas primitivas do cérebro e são independentes de reflexão e raciocínio ativos e conscientes. O sentimento de certeza nos ocorre naturalmente, não é possível forçá-lo.
Reunindo a neurociência de ponta, dados experimentais e anedotas fascinantes, Robert Burton explora o inconsciente e às vezes o relacionamento paradoxal entre os nossos pensamentos e o que realmente sabemos. Provocativo e inovador, Sobre ter certeza vai desafiar o que sabemos (ou o que pensamos que sabemos) sobre a mente, o conhecimento e a razão.
É graduado pela Yale University e pela escola de medicina da University of California, San Francisco (UCSF), onde também completou sua residência em Neurologia. Aos 33 anos, foi nomeado chefe da Division of Neurology do UCSF Medical Center, em Mt. Zion, onde se tornou posteriormente chefe associado do departamento de neurociências. "Além de Sobre ter Certeza", publicou "A Skeptic's Guide to the Mind", "What Neuroscience Can and Cannot Tell Us About Ourselves" e três romances. Também escreveu ensaios, resenhas de livros e colunas para o New York Times, Salon.com e Nautilus.
Saiba mais
Prefácio
1. A sensação de saber
2. Como sabemos o que sabemos?
3. Convicção não é uma escolha
4. A classificação dos estados mentais
5. Redes neurais
6. Modularidade e emergência
7. Quando começa um pensamento?
8. Pensamentos perceptivos: um necessário esclarecimento
9. O prazer dos seus pensamentos
10. Genes e pensamento
11. Pensamentos sensacionais
12. Os pilares gêmeos da certeza: razão e objetividade
13. Fé
14. Especializações da mente
15. Pensamentos finais
Notas
Agradecimentos
Índice remissivo