Neste livro, os autores oferecem uma compreensão aprofundada de como o discurso e a cultura interagem, e como essa interação pode fornecer insights valiosos para a análise crítica das práticas discursivas. São trabalhos destinados tanto aos acadêmicos quanto aos interessados em compreender melhor as complexas relações entre linguagem, cultura e sociedade, proporcionando ferramentas e perspectivas que são indispensáveis para a investigação de fenômenos sociais contemporâneos.
Pós-doutor na área de Letras, pela UNESP - Campus Assis. Doutor em Letras (Semiótica e Linguística Geral) pela Universidade de São Paulo - USP. Mestre em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ? PUCSP, Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira, Bacharel e Licenciado em Letras (Português/ Francês) pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira. É professor titular do Departamento de Português e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor voluntário do quadro permanente do Programa de Pós-Graduados em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo. Foi professor efetivo na Rede Pública estadual de Ensino e na Rede Privada e, nos últimos anos, vem se dedicando ao magistério superior na graduação, na extensão e na pós-graduação, desenvolvendo pesquisas na área de Letras, relacionadas à História e Descrição do Português, à Análise do Discurso e ao ensino de língua portuguesa. Orientador de pesquisas de iniciação científica, monografias de conclusão de pós-graduação lato sensu, dissertações e teses na área de língua portuguesa e linguística. É líder do Grupo de Pesquisa Memória e Cultura na Língua Portuguesa escrita no Brasil, cadastrado no Diretório do CNPq; é membro pesquisador do Grupo de Pesquisa A escrita no Brasil colônia e suas relações, cadastrado no CNPq. Ocupou vários cargos de gestão acadêmica. Na Unifec - Universidade de Formação, Educação e Cultura, atuou como Pró-Reitor Adjunto da Graduação. Na Universidade Braz Cubas foi Chefe de Departamento, Coordenador de Curso de Graduação em Letras, Coordenador de Curso de Graduação em História, Diretor do Centro de Ciências Humanas e Saúde. Atualmente, na PUC-SP, é Pró-Reitor de Cultura e Relações Comunitárias.
Saiba mais
Apresentação
Jarbas Vargas Nascimento
A cultura como constituinte dos processos de discursivização
Jarbas Vargas Nascimento
A cultura, o discurso e a manutenção das relações assimétricas de poder em questões de gênero social
Ariel Sessa
Micheline Mattedi Tomazi
A paratopia, a desterritorialização e a cultura da poética ciborgue nos discursos artísticos de Edgard Franco Ciberpajé
Ricardo Celestino
“Mas ninguém vai ajudar um homem”: a argumentação dos afetos na cultura red pill
Ramon Silva Chaves
A construção do estereótipo feminino em editoriais de revistas contemporâneas: em busca da equidade e igualdade de gêneros em uma cultura de paz
Maria Lúcia C.V. de O.Andrade
Lucimar Regina Santana Rodrigues
Uma abordagem sociocognitiva do discurso e sua interface com questões culturais
Paula Pinho Dias
Práticas discursivas indígenas vivenciadas por sujeitos da cultura tupiniquim
Adriana Recla
Sobre os autores