Este livro é resultado de duas ações, envolvendoprincipalmente duas universidades públicas: a Universidade Federal de Sergipe ea Universidade Estadual de Campinas. A primeira ação é o Projeto Letramentos,Tecnologias Digitais e Diversidade na Formação de Professores, financiadopela Capes e pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à InovaçãoTecnológica do Estado de Sergipe (EditalFapitec-SE n°. 10/2016 – Promob). A segunda é a V Jornada de Educação,Linguagem e Tecnologia (JELT), realizada na Unicamp em 2019. Os capítulos que ocompõem abordam dois temas principais: tecnologia e diversidades em suasrelações com o ensino de línguas e a formação de professores. Em meio àdiversidade de temas, focos e olhares presentes nos capítulos aqui reunidos, desejamosque juntos possamos, por meios dos textos apresentados, permitir e encorajar aconfluência de ideias, diálogos e projetos alternativos e transformadores nocampo da educação linguística em sua interface com as tecnologias.
1. Diversidade e Tecnologias: O Que Têm a Dizer Professores de Inglês de Sergipe?
2. Pluralidades em Português Brasileiro: Uma Proposta de Aprendizagem Virtual de Línguas Atrelada à Reflexão Crítica Sobre Diversidade
3. Língua Estrangeira, Educação e Diversidade: Um Olhar Sobre Discursos Extremistas na Prática Pedagógica em Língua Estrangeira
4. Formação e Trabalho Colaborativos de Professores(as) de Francês para a Construção de Práticas Transformadoras
5. Letramentos e Leituras Multimodais de Materiais Didáticos e as Aulas de Inglês
6. A Presença da Discussão de Gênero nos Livros Didáticos de História e Língua Portuguesa
7. Language Teacher Education In Brazil: A Nexus of Narratives and Dancing From a Southern Decolonial Perspective
8. Escolhas Pessoais mas nem Tanto: A Construção da Ética em Jogos Digitais
9. Critical and Posthumanist Applied Linguistics