O objetivo deste livro é fornecer conhecimento sobre a Química Analítica Instrumental, visando instruir estudantes, técnicos, químicos, engenheiros, farmacêuticos, analistas e demais pessoas que atuem na área ou tenham interesse em conhecer este vasto universo analítico.
A motivação deste livro foram lacunas existentes entre teoria e prática, sobre métodos amplamente utilizados, especificamente tópicos avançados em Cromatografia, com base na experiência do autor em análises cromatográficas, desde 2005. Existem referências teóricas, porém aplicações práticas são escassas, sejam em laboratórios de pesquisa, no controle de qualidade industrial, em análises ambientais ou de alimentos, em exames clínicos e na resolução de problemas operacionais. Neste livro, métodos foram criados, equipamentos foram calibrados, erros e desvios-padrões foram calculados, padrões externos e internos foram utilizados, validações foram efetuadas e os principais problemas foram solucionados, em análises de bebidas fermentadas e destiladas (vinho, cerveja, uísque, cachaça, hidromel, grappa, moonshine), café, mel, azeite, chá, etanol, biodiesel, óleo de soja, óleos essenciais, lúpulo, limoneno, hipérico, pesticidas, substâncias tóxicas, alucinógenas e carcinogênicas, ar atmosférico, águas minerais, de abastecimento, de lagos e poços. Em suma, este livro visa prover conhecimento de maneira simples e objetiva sobre cromatografia líquida de alta eficiência, cromatografia a gás com detector de ionização por chama ou acoplada à espectrometria de massa e cromatografia de íons.
É docente de instituição federal desde 2012, ministrando disciplinas relacionadas à Química Analítica Instrumental nos cursos de Química, Engenharia de Alimentos e Engenharia de Energias Renováveis no Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Iniciou suas primeiras análises cromatográficas no ano de 2005 e aprimorou-se ao longo dos anos através de diversos cursos de capacitação e treinamentos técnicos, além de considerável aprofundamento bibliográfico. Possui 23 artigos científicos publicados, 3 patentes depositadas, 2 capítulos de livro, 85 trabalhos em congressos e Fator H=12 com 448 citações. Previamente à docência, realizou estágios nas Universidades de Salamanca e Pública de Navarra, na Espanha e foi pesquisador responsável por projeto de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Fapesp). Atualmente, possui parcerias com empresas e é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Atua em linhas de pesquisa relacionadas a pesticidas, contaminações de ar, água, solo e alimentos, metais pesados, produção de etanol, biodiesel e biogás, catálise, corrosão, análises de alimentos (mel, café, chá, azeite, goiaba, alface, tomate), bebidas fermentadas, destiladas e água potável.
Prefácio
Introdução
1. Métodos de calibração
2. Validação de métodos
3. Cromatografia a gás com detector de ionização por chama (GC-FID)
4. Cromatografia a gás acoplada à espectrometria de massa (GC-MS)
5. Cromatografia líquida de alta eficiência com detector de arranjo de diodos (HPLC-DAD)
6. Cromatografia líquida de alta eficiência com detector de índice de refração (HPLC-RID)
7. Cromatografia de íons (IC)
8. Problemas e possíveis soluções cromatográficas
Anexo