Do GN e GNL aplicadas à malha de transporte
R$ 158,00
ou até 3x de R$ 52,67
A Metrologia pode ser simplesmente definida como ciência das medições, mas a própria evolução da ciência em muitos momentos foi e é cada vez mais dependente da Metrologia. Para muitos de nós, o primeiro contato com a Metrologia foi simples e direto como a aplicação de uma régua. Mas, hoje em dia, pouco do conhecimento humano caminha sem o conhecimento e o reconhecimento de sua importância. Para ampliar o entendimento da Metrologia foram reunidas algumas definições. Metrologia é a ciência das medições e suas aplicações. Essa ciência abrange todos os aspectos teóricos e práticos que asseguram a confiabilidade exigida por um determinado processo produtivo, procurando garantir a qualidade dos produtos e serviços por meio da calibração de instrumentos de medição, sejam eles analógicos ou digitais, e da realização de ensaios [16]. Atualmente, a Metrologia é considerada por muitos como a base fundamental para as relações comerciais nacionais e internacionais e para a competitividade das empresas. Assim, esse livro tem a função de mostra que a Metrologia visa garantir a qualidade do produto final, fortalecendo a relação entre o cliente e o fornecedor, sendo um diferenciador tecnológico e comercial para as empresas. Reduz o consumo e o desperdício de matéria-prima, pela calibração de componentes e equipamentos, aumentando a produtividade, o controle operacional, a melhoria de gestão de processos e a segurança no ambiente industrial. Além disso, reduz a possibilidade de rejeição do produto, resguardando os princípios éticos e morais da empresa no atendimento das necessidades da sociedade em que está inserida, evitando desgastes que podem comprometer sua imagem no mercado.
Engenheiro especializado em Automação e Medição. Graduado em Engenharia Elétrica pela UERJ em 1974. Trabalhou mais de 27 anos na PETROBRAS nas áreas de planejamento da manutenção, coordenação de projetos de terminais de GNL, gasodutos e estações de GN. Foi responsável pela implantação dos padrões e diretrizes de projetos para os sistemas de automação e medição do G&E.
Formado em Engenharia Geológica em 1980 pela Escola de Minas de Ouro Preto da UFOP. M.Sc. em Geociência pela UFOP (1989). D.Sc. em Geociências pela UFRJ (2001). Ingressou na PETROBRAS/CENPES em 1982, onde atuou na área de Tecnologia de Rocha até 2002. Transferiu-se em 2003 para a PETROBRAS/G&E para coordenar projetos tecnológicos de P&D (até 2008) e em Medição e Qualidade de gás (2009 a 2012), e hoje é consultor em projetos relacionados à estocagem subterrânea de GN.
Engenheiro mecânico pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (1983). Mestre em Metrologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). É coordenador de medição, consultor de transporte de gás e consultor de medição da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG).
Saiba mais
CAPÍTULO 1 - FUNDAMENTOS DE METROLOGIA
CAPÍTULO 2 - MEDIÇÃO NA INDÚSTRIA DE TRANSPORTE DE GNE GNL
CAPÍTULO 3 - COMPUTADORES DE VAZÃO PARA GN E GNL
CAPÍTULO 4 - Sistema de Análise Cromatográfica para GN E GNL
CAPÍTULO 5 - Sistema de GESTÃO DE MEDIÇÃO
ANEXO 1 - Planilha "Distribuição de probabilidades".
ANEXO 2 - Certificados de calibração.
ANEXO 3 - Folha de dados.
ANEXO 4 - Certificado de garantia da qualidade de gás padrão.
ANEXO 5 - Detalhamento do processo de auditoria no SGM.