O objetivo da publicação científica é divulgar a pesquisa para a comunidade e, principalmente, difundir conhecimentos dentro da universidade, fazendo a interação entre esta e a comunidade. É por meio de livros e revistas, eletrônicas ou impressas, que os pesquisadores, com o apoio institucional, fazem circular e tornar visíveis os resultados de seu trabalho. É nessa diretriz que, neste momento, entregamos à comunidade acadêmica e aos professores da Educação Básica uma parte de nossas pesquisas e reflexões.
Linguagem e ensino do texto: teoria e prática traz diferentes olhares sobre o trabalho com texto em sala de aula, e provoca reflexões que poderão levar ao desenvolvimento de novos projetos de pesquisa e intervenções por parte de docentes e pesquisadores comprometidos com uma escola mais plural e de qualidade.
Docente da Universidade Federal do Acre. Atualmente em exercício na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade da Universidade Federal do Acre.
Saiba maisDocente da Universidade Federal do Acre. Atualmente em exercício na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade da Universidade Federal do Acre.
Saiba maisProfessor Adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo, mestrado em Lingüística Aplicada ao Ensino da Língua Materna pela Universidade de Taubaté, especialização em Língua Portuguesa pela Fundação Rosemar Pimentel, graduação em Pedagogia e em Letras (Português/Inglês) pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Lingüística e Língua Portuguesa, atuando principalmente nas seguintes subáreas: Lingüística Geral; Lingüística Textual; Oralidade e Escrita. Além disso, tem experiência também na área de Educação, na qual desenvolve pesquisas sobre linguagem e autismo.
Saiba maisProfessor Adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo, mestrado em Lingüística Aplicada ao Ensino da Língua Materna pela Universidade de Taubaté, especialização em Língua Portuguesa pela Fundação Rosemar Pimentel, graduação em Pedagogia e em Letras (Português/Inglês) pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Lingüística e Língua Portuguesa, atuando principalmente nas seguintes subáreas: Lingüística Geral; Lingüística Textual; Oralidade e Escrita. Além disso, tem experiência também na área de Educação, na qual desenvolve pesquisas sobre linguagem e autismo.
Saiba maisDoutor em Língua Portuguesa e professor na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.
Saiba maisDoutor em Língua Portuguesa e professor na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.
Saiba mais
Apresentação
Capítulo 1. Ensino de literatura nos anos finais do Ensino Fundamental: reflexões e alternativas
Capítulo 2. Memória, percepção, autoria e divulgação: para o ensino de literatura na Educação Básica
Capítulo 3. As muitas margens da palavra
Capítulo 4. A selfie de Pero Vaz de Caminha: novos gêneros na aula de Literatura
Capítulo 5. A poesia como a pintura
Capítulo 6. A linguagem como acontecimento social: formando leitores e produtores de discursos
Capítulo 7. O funk na aula de leitura do Ensino Médio: relato de experiência
Capítulo 8. História em quadrinhos: um gênero para sala de aula
Capítulo 9. Ensino interdisciplinar: quando a língua encontra os céus, literatura!
Capítulo 10. A prática de ensino de literatura na escola
Capítulo 11. Repensando o ensino da literatura: da historiografia literária para um diálogo entre artes